Ferramenta para testagem de coronavírus - Internet
Ferramenta para testagem de coronavírusInternet
Por O Dia
Rio - Professores da universidade PUC-Rio, desenvolveram uma ferramenta baseada em dados que ajuda na previsão 14 dias à frente de casos e mortes reportados por covid-19. O estudo leva em consideração apenas dados oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde e pela Universidade John Hopkins e já tem previsões inéditas sobre Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com o estudo, o Rio de Janeiro poderá chegar, na próxima sexta feira, dia 8 de maio, à expectativa (média) de 17.392 casos, chegando a um patamar próximo de 1.112 novos casos somente no dia 8. Já o número total de mortes deverá se aproximar de 1.414, com uma média de 82 mortes no dia.
Publicidade
Em São Paulo, o total de casos totais reportados (acumulados até a data) deve chegar na casa dos 50.735, chegando a nível de novos casos reprovados no dia em torno de 2.688. Já as portes totais acumuladas, infelizmente, devem chegar a um valor próximo de 4.829, com um valor diário 301 novas mortes nesse dia.
Segundo a universidade, o diferencial da ferramenta é a utilização de um modelo estatístico que usa dados de países que estão à frente nas curvas de casos e mortes para prever as curvas nos “países atrasados”, ou seja, locais em que o vírus chegou mais tardiamente.
Publicidade
No caso do Brasil, o modelo consegue traçar cenários usando os dados oficiais do Ministério da Saúde. Os resultados do estudo para o Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo estão disponíveis no site https://covid19analytics.com.br/ e são atualizados diariamente.
Em breve, serão divulgados dados sobre outros estados, seguindo o mesmo modelo. Até o momento, os modelos têm apresentando aderência e performance preditiva, ou seja, o que foi previsto há 14 dias têm, sistematicamente, ficado dentro do intervalo de confiança da previsão.
Publicidade
O estudo desenvolvido pelo grupo de pesquisadores será apresentado pelo professor de economia da universidade, Marcelo Medeiros nesta quinta-feira, às 18h, no Seminário Virtual "Desafios econômicos da Covid-19", com o tema, “Econometria da Pandemia”, promovido pelo Departamento de Economia da PUC-Rio.
O seminário online está disponível ao público e aqueles que quiserem participar devem fazer a inscrição pelo link: http://www.puc-rio.br/ecoa/go#econ.