
Na contramão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, o mundo do trabalho tem se reinventado durante o período de isolamento social. É o caso de comerciantes que estão ingressando no ambiente online e de empresas como o Grupo Prumo, que deu prosseguimento aos seus processos seletivos para não perder possíveis talentos. Por isso, é bom ouvir um especialista para aproveitar a atual conjuntura da melhor forma possível.
Segundo Sabrina Brito, diretora executiva da Simples Agência, especialista em marketing digital e comunicação estratégica, o comércio de rua precisa migrar mais do que nunca para o ambiente online, para o chamado market place.
A especialista afirma ainda que empresas que não possuem contato com o mundo digital são consideradas 'empresas zumbi'. Sabrina diz que o comerciante precisa fazer um diagnóstico da imagem da sua empresa de forma digital. "Meu conselho para a empresa que não tem nada no meio online é fazer um website e trabalhar no Google Ads".
Já em relação aos trabalhadores autônomos, Sabrina sugere que o profissional fale sobre a sua área de atuação no YouTube ou no Instagram. "Essas pessoas precisam se transformar em autoridades no assunto daquilo que elas dominam. É através de um conteúdo consistente e interessante que você passa a se tornar autoridade no assunto", revela.
Enquanto isso, o Grupo Prumo contratou 12 colaboradores para o programa Jovens Líderes após três meses de análises de currículos e testes. As fases que anteriormente seriam presenciais foram adaptadas para acontecerem de forma virtual por meio da ferramenta Microsoft Teams. Quem foi contratado pelo Grupo Prumo começou a trabalhar em meados de março, exatamente no mesmo dia em que foi instituído o home office na empresa para respeitar a quarentena.
Apesar das adversidades, Henrique Gonzalez, diretor de Recursos Humanos da Prumo Logística, tem se mostrado bem satisfeito com os resultados obtidos pelos recentes contratados.
"Todos se adaptaram rapidamente ao trabalho remoto, e os gestores estão satisfeitos com a produtividade atingida e com a integração destes colaboradores à equipe, mesmo ainda sem contato presencial", explica o diretor.
Em uma rotina normal, sem a pandemia, os efetivados seriam recebidos pelo departamento de Recursos Humanos da empresa com um manual de boas vindas, treinamentos, imersões e contato direto com os gestores e o CEO da empresa.
Contudo, diante desse cenário de isolamento social, o Grupo Prumo providenciou notebooks e outros equipamentos necessários para o trabalho, que foram entregues um a um na casa dos colaboradores.