A psicóloga Maria Cristina Urrutigaray com a poodle Aline MariaArquivo Pessoal
Por ANA CARLA GOMES
Publicado 03/05/2020 09:00 | Atualizado 03/05/2020 14:40

A chegada há uma semana da gatinha Maggie foi festejada, registrada e compartilhada com emoção nas redes sociais por Alessandra Grochko, de 44 anos, uma apaixonada pelos felinos desde pequena. Adotada, Maggie trouxe alegria para a casa da maquiadora em tempos difíceis de isolamento social, ainda mais depois que a família perdeu a gatinha mais velha, Lisa, há pouco mais de um mês. Bart e Pluft completam a turma de bichinhos da casa. Assim como ela, outros apaixonados por animais comprovam como os pets melhoram o clima e o astral onde vivem, especialmente em tempos difíceis como os de agora.

"Sempre fui criada com gatos. Cresci numa casa, em Curitiba, cheia deles. Era uma delícia. Eles enfeitam o lugar", conta Alessandra, que passou a paixão pelos felinos para o marido, Diogo Costa. Tanto que, no início do casamento, há 15 anos, a Lisa chegou. A despedida da gatinha, que morreu já velhinha durante o isolamento social, mobilizou a família.
Publicidade
Mateus e Celina, filhos da maquiadora Alessandra Grochko, com a gatinha Maggie, adotada pela família Arquivo Pessoal
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pais de Mateus, de 10 anos, e Celina, de 7, eles resolveram, então, adotar Maggie: "Está sendo uma alegria. E é também uma maneira de tirarem as crianças dos eletrônicos nas horas de lazer, já que voltaram a ter aulas, agora online. Nossa casa está bem mais animada e o amor mais visível", diz. Agora, Maggie completa o trio de gatos com Bart e Pluft.
Aconchegantes
A psicóloga Maria Cristina Urrutigaray, dona da poodle Aline Maria, conhece bem o poder de ter um pet por perto. "O animal, pelo convívio com a gente, vai se humanizando. Ele sente profundamente nosso estado de ânimo", afirma, destacando o lado aconchegante: "O animal só dá carinho. É muito difícil que seja arredio".
Ligada à causa animal, Maria Cristina alerta para a responsabilidade de se cuidar deles: "O que me preocupa é o abandono. Os bichinhos sentem muito".
Para o estudante Nilo Oliveira, de 17 anos, a companhia de seus três cães — Chico e Simba, da raça pequinês, e Jade, uma akita — tem feito toda a diferença neste momento.
"Logo quando começou a quarentena, passei a ficar no sítio com meu pai e os cachorros para fazermos o isolamento social. Eu fico com meus cachorros quase o dia todo. Nós dormimos juntos, brincamos juntos, nadamos. Onde eu vou eles estão atrás", conta Nilo, certo de que este momento sem eles não seria o mesmo: "Então, não imagino como seria a quarentena sem a presença deles. Com certeza absoluta, mais triste e solitária. Só tenho que agradecer pela companhia dos três. Na falta de um abraço humano, o dos nossos peludos substitui muito bem".
"Se não fossem os meus cachorros, eu não sei o que teria sido de mim"
A ativista Luisa Mell e seu filho, Enzo, de cinco anos, com seus cachorros Leo e Pinguinha Arquivo Pessoal
Felicidade e responsabilidade
Na casa da fisioterapeuta Renata Paixão, de41 anos, a cadela Mag e o gato Manoel são companheiros para a família, em especial para a filha, Maria Gabriela, de 10 anos.
"Os animais nos ajudam neste período aliviando os sintomas de ansiedade e tristeza, fazendo com que tenhamos mais companhias em casa. Assim, os dias passam mais rápido e eles nos trazem felicidade", diz Renata. Ela alerta, também, que é preciso responsabilidade ao ter um bichinho: "Temos que ter higiene e cuidados especiais com os passeios na rua".
Para os irmãos João Pedro Gomes Guimarães, de 13 anos, e Lucas Gomes Guimarães, de 10, quem faz a festa é o shitzu Fred, com a família há dois anos. "O cachorro dá um senso de responsabilidade para as crianças, de terem que cuidar dele, e ainda é uma grande companhia, deixando o ambiente mais leve e divertido", comenta a mãe, a psicóloga Alessandra Gomes, de 45 anos.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias