Corredor BRS - Luciano Belford/Agência O Dia
Corredor BRSLuciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, autorizou a circulação de veículos de transporte escolar nos corredores BRS, para atender a uma reivindicação antiga da classe. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira.
O objetivo é melhorar o fluxo do trânsito, especialmente após o período de quarentena devido à pandemia do coronavírus, além de aumentar a segurança no deslocamento de estudantes que utilizam o serviço.
Publicidade
A parada para embarque e desembarque será conforme a regulamentação da via e de cada corredor. Até então, apenas ônibus e táxis com passageiros podiam circular nas faixas exclusivas.
A cidade conta com 21 corredores BRS. O último foi inaugurado na Avenida Mem de Sá, na Lapa, em novembro de 2019. Com este corredor, a extensão total de faixas do BRS no município totaliza 55,7 km. Os corredores existentes encontram-se nos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Centro, Estácio, Tijuca, Maracanã, Méier, Botafogo e Vila Isabel.
Publicidade
A prioridade do transporte público sobre o carro de passeio tem o objetivo de favorecer o deslocamento e a distribuição justa do espaço público viário entre os diferentes modos de transporte, proporcionando mais agilidade nas viagens.
Como identificar o veículo de transporte escolar regular
Publicidade
O transporte escolar deve ser realizado por profissionais e veículos credenciados pela SMTR. E, para identificar um veículo regular, esteja atento às orientações abaixo:
. O veículo deve ter placa vermelha;
. Faixa amarela medindo 40 cm de largura em toda extensão das partes laterais e traseira da carroceria, escrito escolar em preto;
. O número da Autorização deve estar fixada no veículo;
. Selo de vistoria anual também aparente;
. Cartão de identificação do Autorizatário/Auxiliar fixado junto ao para-brisa.