Rodrigo Neves, prefeito de Niterói - Divulgação / Douglas Macedo
Rodrigo Neves, prefeito de NiteróiDivulgação / Douglas Macedo
Por O Dia
Rio - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou na manhã desta segunda-feira que o isolamento total da cidade (lockdown) pode ser estendido em mais cinco dias. A prorrogação pode acontecer caso o sistema de saúde do município continue lotado e vai depender do crescimento estatístico de casos e mortes por covid-19. A medida, que entrou em vigor hoje vale até a próxima sexta-feira (15). A declaração foi dada em entrevista à Rádio CBN.
Publicidade
Niterói está com 90% dos leitos de UTI da rede privada ocupados e 80%, da rede municipal. "Até domingo que vem, o nosso objetivo é ampliar de 35% a 40% estes leitos, para evitar o colapso. Nós estamos observando o aumento firme e constante dos casos em Niterói. No entanto, este aumento não tem sido explosivo, geométrico, como em outras cidades, inclusive a capital. Esta medida poderá ser estendida por mais cinco dias a partir de sexta-feira, dependendo do crescimento estatístico dos casos, sobretudo dos óbitos, da cidade", disse o prefeito.
Com o isolamento total na cidade, apenas atividades essenciais como supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis e pet shops podem funcionar. Todos que entrarem na cidade também devem ter a temperatura medida. "Caso esteja com temperatura superior a 37,5°C ou 38°C, esta pessoa será convidada a ir a uma unidade de saúde da prefeitura de Niterói para fazer uma abordagem mais clínica de saúde", informou Rodrigo Neves.
Publicidade
Quem desrespeitar as regras de isolamento total está sujeito a pagar uma multa de R$180. O dinheiro será revertido para a rede pública de saúde. "O cidadão que estiver passeando na rua, como se estivéssemos em uma situação de normalidade, e nós não estamos, mas sim na mais grave pandemia da nossa geração, vai ter multa de R$ 180, além de outras medidas que as forças públicas podem adotar", afirmou o prefeito de Niterói.