Por O Dia

A Firjan Sesi deu início a um curso de capacitação - um programa de formação dos costureiros e costureiras de pneus que trabalham na Michelin, em Campo Grande, para a produção de máscaras de proteção individual contra a covid-19. Para as aulas, foi instalada uma escola móvel da Firjan 'Espaço da Moda' no pátio da empresa.

O objetivo é que os colaboradores da Michelin produzam máscaras para todos os funcionários da empresa ao longo dos próximos meses. A previsão é que 1.000 máscaras serão confeccionadas durante as aulas, e que o legado seja mantido para o futuro.

O programa mistura prevenção, responsabilidade social, digital, móvel, empreendedorismo, educação e inovação. A matéria-prima utilizada será, a princípio, tricoline (90 metros), malha de algodão (90 metros), elástico (380 metros) e linha (25 cones).

O curso será dividido em duas etapas: presencial e EAD (ensino a distância). A primeira parte terá duração de uma semana, no pátio da empresa, e depois disso os alunos passarão a ter as aulas de forma online.

As aulas acontecerão em tempo integral (das 8h às 17h), e as turmas terão entre 10 e 15 alunos, até para evitar aglomerações em sala de aula.

ESCOLAS MÓVEIS

As escolas móveis da Firjan são oficinas ou laboratórios montadas em empresas (ou outro lugar adequado), visando levar qualificação profissional e serviços tecnológicos.

O serviço conta com os equipamentos e ferramentas necessárias para capacitar os profissionais. Elas são levadas até a empresa e montados nos locais mais adequados disponíveis.

Há escolas móveis e kits didáticos para as áreas de construção civil (ex: kits didáticos de Pedreiro, Pintor de Obras, Carpinteiro, Impermeabilização e Encanador Predial), automotiva (ex: Mecânica Automotiva e Mecânico de Motocicleta), têxtil (ex: Confecção de Roupas), alimentos (ex: Panificação e Confeitaria), mecânica (ex: Automação Industrial), segurança do trabalho (Espaço Confinado), eletricidade (Eletricista Predial), tecnologia de informação (Informática), metalurgia (Solda), gráfica (ex: Pré-Impressão) e educação (Sala de Aula).

Você pode gostar
Comentários