Por O Dia

O novo coronavírus chegou ao Brasil no fim de janeiro. Ou seja, um mês antes da data do primeiro caso registrado em São Paulo, dia 26 de fevereiro. De acordo com estudo inédito do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a primeira vítima fatal da covid-19 no país morreu, entre 19 e 25 de janeiro, no Rio de Janeiro. Já a transmissão local estava circulando em São Paulo desde 4 de fevereiro. Vale ressaltar que os registros iniciais oficialmente ocorreram somente em 13 de março.

A pesquisa da Fiocruz aponta que a circulação do novo coronavírus foi iniciada até quatro semanas antes dos primeiros casos serem registrados em países da Europa e das Américas. Os primeiros casos importados foram identificados pela confirmação de testes laboratoriais entre viajantes.

O estudo foi promovido através de uma inovadora metodologia estatística de inferência. Esta usa como base os registros de óbitos, além de análises dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

De acordo com a pesquisa, na sexta semana epidemiológica, de 2 a 8 de fevereiro, ocorreram quatro casos de internação por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que só depois foram identificados como Covid-19. O estudo ainda mostra que durante o Carnaval, época em que o Brasil recebe milhares de turistas de todo o mundo, já se tinham 10 mortes e 24 internações por conta do novo coronavírus.

Segundo registros oficiais, as transmissões comunitárias tinham começado no dia 13 de março. Entretanto, a pesquisa diz que o transmissão local já estava circulando em São Paulo desde o dia 4 de fevereiro. O estudo aponta que, na realidade, no dia 13 de março já eram 209 mortes e 736 infectados pela covid-19 no Brasil.

Você pode gostar
Comentários