Rua Sargento Fernandes Fontes, na Pavuna, Zona Norte - Reprodução / GoogleMaps
Rua Sargento Fernandes Fontes, na Pavuna, Zona NorteReprodução / GoogleMaps
Por O Dia
Rio - Guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE) prenderam, na manhã desta sexta-feira, um homem de 47 anos que não obedeceu a ordem dos agentes ao tentar passar por uma barreira de isolamento na Rua Sargento Fernandes Fontes, na Pavuna, Zona Norte do Rio.
De acordo com os guardas, o homem queria passar pelo ponto de controle sem comprovante de residência ou documento de que trabalharia em serviço essencial. Ele foi detido por desobediência e levado para a 39ª DP (Pavuna), onde foram constatadas ainda passagens por lesão corporal, formação de quadrilha, entre outros.

A Guarda Municipal atua no controle dos bloqueios parciais implantados pela Prefeitura do Rio, em cumprimento ao decreto municipal no 42.424. São 11 áreas com altos índices de aglomeração: Santa Cruz, Madureira, Freguesia, Taquara, Tijuca, Grajaú, Pavuna, Cascadura, Realengo, Guaratiba e Méier, além de lockdowns parciais nos calçadões de Bangu e Campo Grande.
Publicidade
As regiões ficarão isoladas por grades até a próxima segunda-feira (18), com o acesso da população restrito moradores, e funcionários e clientes de mercados, farmácias e agências bancárias. Ao todo, cerca de 250 guardas municipais, além da Polícia Militar, atuam 24 horas por dia nas barreiras. 
A medida visa reduzir a circulação de pessoas nos centros comerciais dos bairros que registram altos índices de aglomeração pelo cruzamento de dados do Centro de Operações Rio, da Secretaria Municipal de Saúde e do Disk Aglomeração, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.