Por

Sem previsão para a inauguração dos novos leitos nos hospitais de campanha, a fila de espera para pacientes com covid-19 registrada no final de semana foi de 607. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a taxa de ocupação dos leitos disponíveis em toda a rede pública do município chegou a 85% para leitos de UTI e 79% para enfermaria.

Ao todo, a rede SUS na cidade do Rio, que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais, conta com 1.720 pacientes internados com suspeita de covid, sendo 630 em UTI.

Do total de pacientes à espera de uma vaga, há 308 aguardando por vagas nos leitos de UTI, que demandam de respiradores. O restante aguarda por vagas de enfermaria nas unidades exclusivas.

De acordo com a SMS, embora haja leitos livres na rede pública, essas vagas são destinadas para o rodízio de pacientes que apresentem piora ou melhora no quadro.

Abertura de vagas

Desde o início da pandemia, já foram abertos 802 leitos exclusivos para o tratamento do novo coronavírus. Deste total, 183 são leitos de UTI. Ainda segundo a pasta, as vagas devem ser ampliadas ainda esta semana com a chegada de 306 respiradores e outros insumos. Até o final do mês, outros 420 equipamentos de respiração mecânica estão previstos para desembarcar no país vindos da China.

Você pode gostar
Comentários