Operação acontece em cinco estados, incluindo o Rio - Armando Paiva / Agência O DIA
Operação acontece em cinco estados, incluindo o RioArmando Paiva / Agência O DIA
Por RAI AQUINO
Rio - Seis milicianos da quadrilha de Wellington da Silva Braga, o Ecko, foram presos, na manhã desta terça-feira, durante uma operação dos departamentos gerais de Polícia Especializada (DGPE) e o de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) em Campo Grande e Sepetiba. O grupo é investigado principalmente por praticar extorsões contra moradores dos dois bairros da Zona Oeste do Rio.
De acordo com a delegada Patricia Lemany, titular do DGCOR-LD, os policiais saíram as ruas para cumprir 15 mandados de prisão da operação, mas acabaram prendendo 16 pessoas. O 16º preso foi capturado, pois os agentes descobriram que havia mandado de prisão de outra investigação contra ele. Dez dos alvos já estavam presos.
Publicidade
"Esses milicianos são acusados de achacar a população, cobrando taxas indevidas, através de extorsões, além de serem autores de vários homicídios", destaca a delegada.
A operação de hoje foi resultado da investigação de várias delegacias do DGPE e do DGCOR-LD
Publicidade
"Essa é uma fase do trabalho de investigações que fazemos na região e outras virão", Lemany garante, contando que os presos vão responder por organização criminosa e extorsão.
Além de Campo Grande e Sepetiba, a quadrilha de Ecko também atua em outros bairros da Zona Oeste, como Paciência e Santa Cruz. O grupo paramilitar possui ramificações em outros municípios da Região Metropolitana e Baixada Fluminense.
Publicidade
Ecko é um dos criminosos mais procurados do estado e existe uma recompensa de R$ 10 mil do Disque Denúncia para quem der informações sobre seu paradeiro.