Por Letícia Moura*
No último dia 13 de abril, a marca de beleza Quem disse, Berenice? lançou o projeto 'Apoie um maquiador' para divulgar, no Instagram, o trabalho de maquiadores autônomos de todo Brasil, durante o período de pandemia de covid-19. Como estes profissionais foram afetados neste momento, a empresa ofereceu uma ajuda de custo paga apenas uma vez, no valor de R$ 120, para mais de 600 profissionais, que deveriam fazer um cadastro por e-mail. Entretanto, uma maquiadora, que não quis se identificar, relatou que não recebeu o crédito e não consegue mais resposta da marca, embora o seu trabalho tenha sido publicado, na página da ação, no fim de abril.

Ela contou que enviou por e-mail seus documentos de identificação, dados bancários e o Documento de Registro Técnico (DRT) para comprovar sua especialização na área. No entanto, a profissional não obteve nenhuma informação sobre quando receberia a ajuda concedida pela empresa. Ela desabafa: “parece que você foi usada para fazer boa ação”.

Em nota, a Quem disse, Berenice? informou que vai cumprir os pagamentos restantes em até 30 dias úteis. “Reforçamos que todos os mais de 800 maquiadores qualificados receberão a quantia combinada, e viemos informando, através de nosso perfil no Instagram e também via emails automáticos, sobre os prazos mais alongados devido ao grande interesse no projeto, já que o atendimento é feito de forma direta e manual, garantindo a qualidade de conteúdo e o respeito à divulgação do trabalho de cada profissional”.
*Estagiária sob supervisão de Bete Nogueira