O hospital de campanha do Parque dos Atletas, na Zona Oeste - Divulgação / Rede D'Or
O hospital de campanha do Parque dos Atletas, na Zona OesteDivulgação / Rede D'Or
Por O Dia
Rio - A Justiça do Rio deu, nesta quarta-feira, um prazo de 20 dias para o município do Rio, a organização social IABAS e a RioSAÚDE ativarem todos os leitos de síndrome respiratória aguda dos hospitais de campanha do Rio.
Na decisão, no entanto, o órgão isenta as autoridades da obrigação de desbloquearem leitos dos hospitais municipais Souza Aguiar, Miguel Couto e Salgado Filho e Hospital Universitário Pedro Ernesto para o tratamento da síndrome – que teve aumento nos últimos meses por causa do novo coronavírus. A justificativa foi não prejudicar o tratamento de outros pacientes que seguem precisando de internação durante a pandemia.
Publicidade
Na sexta-feira (15), o Ministério Público do Rio (MPRJ) obteve decisão favorável para que o Estado e o município do Rio coloquem em operação todos os leitos 'livres ociosos' e 'bloqueados ou impedidos' existentes na rede estadual ou municipal em unidades na cidade do Rio.
Apesar da projeção acerca da necessidade da ampliação dos leitos para atender os pacientes contaminados através de hospitais de campanha, e do avanço evidentemente acelerado da epidemia, há dias centenas de usuários do Sistema Único de Saúde aguardam por atendimento hospitalar, sem que estejam disponíveis locais para o seu atendimento.