Houve declarações de parlamentares e outras figuras públicas durante homenagem
 - Divulgação
Houve declarações de parlamentares e outras figuras públicas durante homenagem Divulgação
Por O Dia
Rio - Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizaram, nesta quarta-feira, uma sessão solene em homenagem a todas as vítimas do coronavírus no país e ao deputado Gil Vianna (PSL), que faleceu na noite de ontem em decorrência da doença. Um projeto de resolução para dar ao parlamentar a medalha Tiradentes, maior honraria do Legislativo Estadual, foi protocolado de forma conjunta por diversos deputados. A homenagem foi feita de forma virtual, durante o horário em que aconteceria a sessão de votação de projetos de lei relacionados à pandemia. As sessões de votação desta quarta e quinta-feira serão transferidas para a próxima semana.

Vianna estava internado há oito dias em um hospital particular de Campos dos Goytacazes. Seu quadro era estável, mas apresentou piora no início da noite de terça e precisou ser entubado, vindo a falecer após sofrer uma parada cardíaca, às 22h45. Gil Vianna foi eleito deputado em 2018, com 28.636 votos, e já havia assumido mandato em 2017 como suplente. Policial militar, ele iniciou a carreira política em 2008, como vereador em Campos dos Goytacazes. O parlamentar foi autor de 13 leis, além de ocupar o cargo de presidente da Comissão em Defesa da Pessoa com Deficiência. Gil Vianna deixa esposa Andréa Vianna e três filhos, Bruno, Gabriel e Laura, além de Gabriela, já falecida.

A Alerj decretou luto oficial de três dias e suspendeu as votações que aconteceriam hoje e amanhã, transferindo-as para a próxima semana. "Sabemos da pessoa simples, querida e humilde que era o nosso amigo Gil Vianna. Foi uma felicidade tê-lo conosco, nós viajamos algumas vezes pra pescar e assistir a jogos de futebol. Ele gostava muito de música, sempre me mandava alguma passagem bonita. Qualquer homenagem que a gente possa fazer é pouca", disse o presidente da Casa, André Ceciliano (PT).

"Em nome dele, também quero homenagear as mais de três mil famílias que estão também nessa situação no nosso estado. É preciso ter muito cuidado nesse momento e respeitar as regras de isolamento social", completou Ceciliano. O presidente ainda anunciou que Gil Vianna também será homenageado dando nome a um espaço na nova sede da Alerj.

O Governo do Estado também decretou luto oficial de três dias. "Uma pessoa que se tornou meu amigo e que aprendi a admirar. Patriota, republicano. Tinha um amor enorme pela vida, pelo que fazia, por sua cidade. Uma perda irreparável e que deixará muita saudade", declarou o vice-governador do Rio, Cláudio Castro.

A sessão solene virtual terminou com uma salva de palmas ao colega. "GIl Vianna presente!", entoaram diversos deputados.

Confira declarações de parlamentares e outras figuras públicas:

Alana Passos (PSL) - "Desde que soube dessa notícia, tenho refletido muito. Nós nos encontramos semanalmente, temos nossos debates políticos e ideológicos, mas hoje estamos reunidos em um só propósito, que é ofertar o nosso sentimento à família e aos amigos do Gil Vianna. Quando fui fazer parte da Comissão da Pessoa com Deficiência e eu o ouvi falar da filha que faleceu, a Gabriela, chorei e me emocionei muito. Naquele dia eu vi o tamanho do coração do Gil Vianna. "

Alexandre Freitas (Novo) - "Infelizmente ontem eu fui surpreendido com essa notícia muito triste, o falecimento do nosso querido colega Gil Vianna. O Gil sempre cativou a gente com sua simplicidade e seu jeito tranquilo dentro do parlamento. Foi uma convivência curta, porém vai deixar um legado, uma lembrança e muita saudade."

Alexandre Knoploch (PSL) - "Estivemos um dia em Campos, no casamento do filho dele. Ao ver miha filha, ele me pediu pra que eu curtisse ela. O Gil não estar mais aqui conosco, eu estava buscando algumas palavras. O amor é a compensação da morte e o Gil soube transmitir muito amor aqui e para seus familiares e amigos. Tenho certeza que agora ele está muito feliz. Só queria agradecer à Alerj pela oportunidade de fazer uma homenagem como essa. A vida é um sopro. Como diz o judaísmo, ele voltou pra casa."

Brazão (PR) - "É um momento muito difícil perder um companheiro, um amigo. Eu sempre o encontrava para tomar um cafezinho e ele sempre foi muito gentil comigo e minha família. Aprendi a gostar dele por estar sempre sorrindo pra todos."

Bruno Dauaire (PSC) - "Sentimento de dor e vazio pela perda do companheiro Gil Vianna. Como homem público que foi autor de sua própria história. Orgulho imenso em ter dividido diversas pautas com ele e ter sido seu amigo durante essa passagem dele aqui por nós".

Capitão Nelson (Avante) - "Com muita tristeza tivemos a perda do amigo Gil Vianna. Companheiro de farda, policial militar respeitado e uma pessoa idônea, alegre e do bem. Nós apresentamos nossos sentimentos à família e me coloco à disposição caso a família precise de algo. "

Capitão Paulo Teixeira (Rep) - "Sempre esboçando um sorriso alegre, conversador. Lamentamos muito esta partida precoce."

Carlo Caiado (DEM) - "Pra mim foi uma honra dividir o parlamento com o Gil. Uma pessoa extremamente simpática e cortês. O pouco tempo que eu convivi com ele parecia que eu já o conhecia há muitos anos. Deixo aqui o meu abraço a todos os familiares."

Chico Machado (PSD) - "Foi uma noite muito triste. Nós, parlamentares do interior, sempre tivemos uma relação muito amistosa e o Gil sempre se mostrou muito educado, um bom companheiro, um amigo. Quase toda terça nos encontrávamos na churrascaria. Espero que ele já esteja na bondade dos braços de Deus."

Coronel Salema (S/ Partido) - "É com muita tristeza que venho aqui me despedir desse parceiro. Assim que a gente se conheceu tivemos uma identificação muito grande e esperamos que o trabalho dele não se encerre por aqui. Todas as homenagem pra ele, nós sabemos que serão sempre insuficientes."

Dani Monteiro (PSol) - "Hoje é um dia difícil na Alerj. Nesse momento de dor e tristeza só nos cabe solidariedade a família de Gil Vianna, aos companheiros de partido e aos amigos mais próximos."

Eliomar Coelho (PSol) - "Foi uma surpresa quando tomei conhecimento do fato hoje de manhã, dessa ida fora de tempo do companheiro Gil Vianna. Observando-o como pessoa, a gente via como ele era sereno, tranquilo, sem nenhuma carga de ódio ou rancor no tratamento com as pessoas."

Filipe Soares (DEM) - "Ontem eu fui pego de surpresa com o falecimento do GIl Vianna. Queria oferecer minhas condolências e orações à família e amigos, que sentem muita saudade nessa hora. Fica aqui minha força, meu abraço e que Deus abençoe em nome de Jesus."

Flávio Serafini (PSol) - "Recebemos com muita tristeza a notícia da morte do deputado Gil Vianna. O coronavírus é uma doença que infelizmente tem afetado e vitimado muita gente. Temos que ficar em casa o máximo de tempo que a gente puder. Gil era uma figura simpática e do bem. Mesmo a gente estando em campos políticos tão diferentes ele sempre foi uma pessoa que nos tratou com carinho e atenção."

Franciane Motta (MDB) - "Ontem o Gil nos deixou. Vamos sentir muito falta dele e da alegria que ele transmitia. Essa era a marca dele Gil era presidente da Comissão de Pessoa Com Deficiência, da qual eu era a vice-presidente e, com isso, estávamos sempre juntos. Deixo aqui o meu grande abraço para a família".

Gustavo Tutuca (MDB) - "Nesse momento de tanta tristeza para todos nós, quero agradecer a oportunidade de ter convivido com uma pessoa tão especial como nosso amigo e deputado Gil Vianna. Que Deus possa te receber de braços abertos e que possa confortar o coração da sua família. Fiquem todos com Deus!"

Jair Bittencourt (PP) - "É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do nosso companheiro, Gil Vianna. Ele sempre foi uma pessoa gentil, cortês e educada. Temos que nos cuidar. E espero que Deus conforte o coração da família."

João Peixoto (DC) - "Gil Vianna começou na política comigo. Foi lotado no meu gabinete quando ele era policial, sempre foi uma amizade muito boa, convivendo há mais de 10 anos juntos. Ninguém dos nossos colegas tinha mais intimidade com o Gil e sua família do que eu. Eu peço a Deus que proteja sua família. Temos certeza que ele está nos braços de Deus pela pessoa tão boa que ele foi."

Jorge Felippe Neto (PSD) - "Conheci o deputado Gil Vianna há três anos. Ele chegou na Assembleia recatado, quietinho, mas quando conversava, se mostrava super simpático e solícito com todos. Ele era um grande espírito público. Gostava de falar da sua história de vida e suas superações. A gente vai sentir muita falta, meu irmão. Vai com Deus. A Assembleia continua o seu trabalho."

Leo Vieira (PSC) - "Querido amigo Gil, não dá pra acreditar que você se foi. Um bom amigo, um bom deputado, um cara alegre, extrovertido, alto astral, hiper do bem e com uma sensibilidade humana incrível. Perde o parlamento estadual, perde o estado do Rio de Janeiro, perde a política norte-fluminense, sua família e seus a amigos. Meus sentimentos a todos."

Luiz Paulo (PSDB) - "Convivi com o deputado Gil Vianna por duas legislaturas. Um homem sereno, equilibrado, sorridente e que marcava a sua presença pela fraternidade. É uma perda irreparável."

Marcelo Cabeleireiro (DC) - "Quero aqui externar o meu sentimento, juntamente com a família do deputado Gil Vianna. Um amigo, um parlamentar exemplar, uma pessoa que sempre pensava no povo e no cidadão, amigo de todos os deputados e que estava sempre à disposição. Meus sentimentos a toda a família do Gil Vianna e lamento a perda desse grande deputado e amigo."

Marcelo do Seu Dino (PSL) - "Hoje é um dia muito triste. Quem era o Gil? Um cara do bem, tranquilo, uma pessoa que sempre tinha uma palavra amiga. Escolhemos o Gil como líder do nosso partido e me lembro que o meu voto era o que faria a diferença. Policial como eu, sempre bem vestido e de uma grande liderança. Uma das bandeiras que ele levantou foi em prol das crianças especiais, os olhos dele brilhavam quando ele falava delas. Isso me faz lembrar desse grande deputado, um amigo, um parceiro."

Márcio Pacheco (PSC), líder do Governo - "O Gil Vianna era um homem gentil e conciliador. A mim, ele deu duas honras: a da sua amizade e a de termos trabalhado juntos na Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj. Eu fui presidente e neste ano ele assumiu a presidência da comissão. Ele relatou, entre choros, a experiência de sua filha que nascera com deficiência e que foi para os braços do Pai também de uma forma muito breve. Um homem especial que deu sua vida defendendo os especiais. Foi uma honra enorme. Que Deus o receba em seu coração."

Martha Rocha (PDT) - "Conheci Gil Vianna ainda na legislatura de 2015. Como policial militar acompanhou inúmeras ações da Comissão de Segurança Pública em defesa dos direitos e garantias de todos os policiais. Natural de Campos, tinha um olhar atento aos interesses e necessidades de sua região. Gil nos ensinou que é possível ser gentil no trato e firme nas convicções."

Marina Rocha (PMB) - "Perdemos um amigo, um companheiro de trabalho. Chegava na Assembleia com alegria e companheirismo. Sua passagem aqui na Terra nos deu um grande aprendizado."

Max Lemos (PSDB) - "O nosso pensamento é que a família dele possa ter a certeza de que o Gil era uma pessoa do bem, importante para o Rio de JAneiro e a para a região do Norte fluminense. Que Deus o receba de braços abertos e que nós possamos nos espelhar na elegância que ele tinha ao fazer suas conquistas."

Mônica Francisco (PSOL) -"Que seja infinito enquanto dure e assim seja no coração dos amigos e dos familiares do nosso colega deputado Gil Vianna. Que descanse em paz. Que a sua luta, sua memória e seu respeito com que tratava todos os colegas seja exemplo para todos e todas nós."

Renan Ferreirinha (PSB) - "O Gil era uma pessoa muito cortês, principalmente no trato comigo. Sua alegria era contagiante. Ele trazia leveza ao plenário. Meus pêsames a família e aos amigos mais próximos. É mais uma vida que nós perdemos pra esse inimigo invisível, que já tirou três mil mortes no nosso estado."

Renata Souza (PSol) - "Deixo aqui registrado o meu lamento diante da perda desse colega de plenário que sempre me tratou de forma muito cordial e respeitosa, apesar das diferenças políticas. Ele sempre me recebeu com um sorriso no rosto e me fez rir muito na Alerj. Fica aqui o meu abraço a todos os amigos e familiares."

Renato Cozzolino (PRP) - "Hoje é um dia triste para todos nós. Para mim, para os deputados e para todos que conviviam com o nosso eterno Gil Vianna. Uma pessoa alegre, divertida, um homem trabalhador, que lutou muito para alcançar seu objetivo de se tornar deputado estadual. Fica aqui todo o meu carinho por essa pessoa especial e que sempre terá lugar guardado em meu coração. Gil, fica tranquilo que sempre iremos levar o seu nome."

Rodrigo Amorim (PSL) - "Deputado experiente, conciliador e atuante, sobretudo nas causas das pessoas com deficiência. O falecimento do parlamentar é a prova de que o Coronavírus não escolhe sua vítima. Ele era uma pessoa saudável e morreu dessa doença. Gil fará muita falta no Parlamento e é uma grande perda para o Estado do Rio de Janeiro."

Rodrigo Bacellar (SDD) - "É um momento de muita dor, estou muito emocionado desde ontem. Passei uma semana com a família do Gil, buscando o melhor tratamento pra ele, mas foi da vontade do Senhor que ele partisse agora. Foi um amigo de verdade. Estou cada vez mais assustado com essa doença e ele vai deixar uma saudade enorme."

Rosane Félix (PSD) - "Quero dizer que hoje é mais um dia pra gente refletir e quero deixar essa homenagem ao meu colega, Gil, que sempre nos tratou com um sorriso, um ombro amigo. Também deixo minhas orações a sua família e seus amigos."

Sergio Fernandes (PDT) - "Uma perda muito grande para todos nós. Solidariedade e carinho para toda família para que sejam fortes e unidos neste momento muito difícil e triste."

Thiago Pampolha (PDT) - "Uma das pessoas com coração mais bonito que já conheci. Alegria contagiante, trabalhador, preocupado com todos. Um deputado valente, corajoso, conciliador, que cuidava de seu povo, daqueles que ele representava. Vai com Deus , meu amigo."

Waldeck Carneiro (PT) - "Convivi com o deputado Gil Vianna em duas legislaturas consecutivas. Elegante e sereno no trato pessoal, nossas diferenças no plano das ideias jamais impediram que dialogássemos com respeito. Campos dos Goytacazes chora a morte de seu filho que amava muito essa cidade e que a representava com dignidade. Descanse em paz, Gil!"

Zedan (PT) - "O Gil marcou nosso trabalho aqui. Não tive muito contato fora da Alerj, mas pelo pouco convívio que tivemos, ali no plenário, no cafézinho, ele estava sempre fazendo uma brincadeira. Mesmo quando a gente estava estressado, ele conseguia dar uma relaxada. Mesmo com as divergências políticas, ele nunca foi desrespeitoso, foi um marco aqui na Alerj. Sua gentileza e elegância foram o que o marcaram."

Claudio Castro, vice-governador do Estado do Rio de Janeiro - "Uma pessoa que se tornou meu amigo que aprendi a admirar. Patriota. Republicano. Tinha um amor enorme pela vida, pelo que fazia, por sua cidade. Uma perda irreparável e que deixará muita saudade".

Tia Ju - deputada licenciada - "Perdemos um amigo, um companheiro e um batalhador. Um homem que sempre lutou em defesa dos seus eleitores. Saudade Gil, querido. Descanse em paz".