Cristiane Machado se tornou ativista contra a violência doméstica após vídeo exibido no 'Fantástico' - Marcelo Faustini
Cristiane Machado se tornou ativista contra a violência doméstica após vídeo exibido no 'Fantástico'Marcelo Faustini
Por Gustavo Monteiro
Uma história de coragem. A atriz Cristiane Machado, de 36 anos, que sofria violência física e psicológica do seu até então companheiro, um ex-diplomata influente, ficou conhecida em todo o Brasil após divulgar imagens das agressões no programa 'Fantástico', da Rede Globo, em novembro de 2018. Ele foi preso dias depois. E Cristiane, que vive em três endereços - um deles na Zona Oeste - com medo das ameaças que sofre, se tornou ativista contra a violência doméstica.
O caso dela representa uma ínfima parcela do número de ocorrências no país. Durante a quarentena, o cenário é ainda mais preocupante. Segundo dados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, houve aumento de mais de 50% no número de denúncias de violência contra mulheres desde que o isolamento começou. A permanência das pessoas em casa por mais tempo pode potencializar fatores que contribuem para isso.
Publicidade
Cristiane foi uma das primeiras mulheres autorizadas pela Justiça do Rio a usar um dispositivo que avisa sobre a aproximação do acusado de violência doméstica.
"No meu caso, a justiça está sendo feita. Saí viva, fui quase morta, e sei que hoje tenho uma missão. Quero ajudar a construir um novo começo de era, e isso é um dever de todos nós: homens, mulheres e Justiça. Todos juntos buscando um mundo mais seguro para as mulheres", afirma a atriz, que tem feito lives no Instagram (@cristianemachadooficial), convidando especialistas para falar sobre o tema. Na última, Cristiane contou com a psicóloga Josiane Souza, que lançou, em março, o livro `Relacionamento Abusivo - Guia Prático para Reconhecer e se Libertar´.
Publicidade
Na publicação, a especialista dá dicas importantes. "Observe se você é monitorada constantemente, o parceiro quer satisfação o tempo todo do que você está fazendo. Por exemplo, manda mensagem ou te liga o tempo todo. É comum também menosprezar e humilhar na frente de outras pessoas", aponta.
"A violência doméstica atinge toda a família, que fica devastada, inclusive os animais domésticos. Minha cachorra também sofreu maus tratos. Precisamos escrever uma nova história nesse país", desabafa Cristiane.
Publicidade
Agressão na TV
Temendo que as pessoas não acreditassem em sua denúncia, a atriz Cristiane Machado instalou câmeras no seu quarto e exibiu as imagens no programa 'Fantástico', da TV Globo, no dia 18 de novembro de 2018. O ex-diplomata Sergio Schiller Thompson-Flores acabou sendo preso no dia 25 do mesmo mês, permanecendo sete meses em Bangu 8. Depois, passou a cumprir prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. Em setembro de 2019, pouco mais de um ano depois da exibição das imagens na televisão, a Justiça o condenou por lesão corporal e cárcere privado, a três anos de prisão em regime semiaberto.