Por
A partir de hoje, o painel da prefeitura que contabiliza os dados sobre a covid-19, vai contar também com informações sobre sepultamentos pela doença na capital, para que a população tenha acesso a quantos mortes foram registradas por dia. De acordo com a secretária municipal de saúde, Beatriz Busch, esses números colaboram para uma curva de transmissão mais exata.

"A preocupação é que a cidade saiba quem está morrendo diariamente de covid-19, e esse foi o dado mais próximo para a gente poder construir curvas mais exatas. Cada vez que um laboratório liberava 300 resultados, aparecia no nosso painel como se 300 pessoas tivessem falecido nas últimas 24 horas, e a maioria dos resultados dizem respeito, talvez, a quando se iniciou os sintomas." 

A pasta também vai começar um projeto de investigação nas comunidades. Equipes da SMS vão colher amostras aleatórias de uma pessoa de cada residência, para entender como tem ocorrido a imunidade sorológica nesses locais. Segundo Busch, a investigação vai auxiliar o acompanhamento da curva de transmissão e de quantas pessoas da população estão se contaminando.

"A partir de hoje a equipe começa a se familiarizar com os formulários e a metodologia para a gente começar essas coletas. Acho que no próximo mês, a gente vai ter dados muito importantes dessa prevalência sorológica", disse a secretária.
Você pode gostar
Comentários