Witzel  - Philippe Lima/ Divulgação
Witzel Philippe Lima/ Divulgação
Por Marina Cardoso
Rio - Um dia após agentes da Polícia Federal irem às ruas para cumprir 12 mandados de busca e apreensão na Operação Placebo - que investiga um esquema de desvio de verba para o combate ao coronavírus e coloca o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), e a primeira-dama, Helena Witzel no centro - o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pediu apuração de suposto vazamento de operação da PF contra Witzel e também determinou depoimento imediato do governador. Ontem, Witzel afirmou que tomará medidas junto ao Senado Federal e ao Conselho Nacional do Ministério Público. Em entrevista ao 'Bom Dia Rio', da Rede Globo, ele afirmou se tratar de uma perseguição política.

Além de Witzel, o STJ deve pedir depoimento da primeira-dama. Ontem, a Justiça do Rio suspendeu a nomeação de Edmar Santos como secretário extraordinário no Governo do Rio. Ele foi nomeado após o afastamento da pasta da Saúde pelos denúncias de irregularidades em contratos.

Na entrevista ao jornal, Witzel falou que é uma narrativa fantasiosa. "Vamos ao Senado, ao Conselho Nacional do MP. A busca e a apreensão não resultaram em absolutamente nada. Estão jogando meu nome na lama de forma absolutamente inadequada. Isso é uma farsa, uma perseguição política", afirmou ele.

Na mesma entrevista, Witzel levantou suspeitas sobre a operação ter começado no gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras, com consentimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Procurada pelo O DIA, a assessoria do governador disse ele não se pronunciaria mais sobre o assunto.

Apuração

Em relação ao pedido feito para o MPF do ministro do STJ para apuração de suposto vazamento de operação da PF contrao governador do Rio, Gonçalves afirmou se o vazamento for confirmado,"será necessário responsabilizar penalmente o autor da conduta ilícita, como forma de não prejudicar a integridade das instituições".

Ontem, o presidente Bolsonaro afirmou que terá mais operações da PF como a da última terça-feira em resposta a um apoiador que parabenizou a ação contra o governador do Rio."Vai ter mais. Enquanto eu for presidente, vai ter mais", disse.
Pedido de impeachment
Publicidade
Por conta das informações reveladas na Operação Placebo, um novo pedido de impeachment contra o governador Witzel foi protocolado na manhã de ontem. O documento foi apresentado pela bancada bolsonarista na Alerj. 
O documento foi assinado pelos deputados Doutor Serginho, Anderson Moraes, Alana Passos, Márcio Gualberto, Renato Zaca e Coronel Salema. "O próprio ministro Benedito Gonçalves, do STJ, reconheceu que há indícios robustos de fraudes e de que o governador Wilson Witzel está envolvido. É isso é crime, a Alerj precisa agir", afirmou a deputada Alana Passos, do PSL.
Publicidade
Os deputados estaduais Luiz Paulo e Lucinha, do PSDB, também protocolaram um pedido de impeachment na Alerj hoje. O documento também foi baseado nas informações da Operação Placebo e listou como crimes de responsabilidade: "a improbidade administrativa pela malversação de dinheiro público, conforme argumentos do despacho judicial do Ministro Benedito Gonçalves na operação Placebo e os fatos pretéritos ligados à operação Favorito todos na Secretaria estadual de Saúde, em plena pandemia do coronavírus".
Atualmente, existem cinco pedidos de impeachment contra o governador protocolados na Alerj.