Disk Aglomeração na Zona Oeste - Divulgação
Disk Aglomeração na Zona OesteDivulgação
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), interrompeu a realização de um baile na Avenida Engenheiro Pires Rebelo, em Bangu, na Zona Oeste. O evento reunião dezenas de pessoas e foi encerrado durante a ação conjunta o Disk Aglomeração e contou com o apoio da Polícia Militar. Os agentes fecharam estabelecimentos e multaram nove veículos no local.
Os agentes fiscalizaram, ao todo, oito estabelecimentos, sendo a maioria bares. Sete foram orientados a encerrarem suas atividades e um já encontrava-se fechado. Entre os estabelecimentos fiscalizados, a Vigilância Sanitária autuou um restaurante, na Rua Washington Lima, em Bangu, por falta de higiene, descumprimento de termo de intimação e falta da licença sanitária; E uma mercearia com aglomeração, na Rua Limites, em Realengo, foi orientada a se enquadrar ao decreto municipal nº 47.282. 
Publicidade
A força-tarefa contou com efetivos da Subsecretaria de Operações da Seop; Guarda Municipal; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, vinculada à secretaria de Fazenda; Subsecretaria de Vigilância Sanitária; e Comlurb.
As equipes do Disk Aglomeração – formadas, em geral, por guardas municipais, e policiais militares do Programa Rio+Seguro – atenderam 7.867 ocorrências, de 31 de março a 29 de maio. Bairros mais demandados: Campo Grande, Realengo, Bangu, Santa Cruz, Barra da Tijuca, Taquara, Tijuca, Centro, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes.
Publicidade
O serviço de dispersão de pessoas funciona, principalmente, com base em chamados feitos à Central 1746. No planejamento operacional, a prioridade é para demandas como aglomerações em estabelecimentos comerciais essenciais e em áreas públicas de lazer.