Por Danillo Pedrosa
Publicado 27/05/2020 00:00

A perda de peso significou muito mais que saúde e bem-estar para a cirurgiã dentista Keila Uzeda, de 49 anos, moradora da Barra da Tijuca. Depois de perder uma filha recém-nascida, ela ganhou mais de 20 quilos, até que decidiu se inscrever no programa Vigilantes do Peso, uma decisão que mudaria a sua vida para muito melhor.

"Quando entrei, estava muito infeliz. Toda desestruturada. Não queria saber de nada. Aí li uma frase que me motivou muito: 'pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis'. Fui transformando a mente, o coração e o físico. Chego a me emocionar", conta Keila, que engravidou de gêmeas antes de se inscrever no programa. Elas nasceram prematuras, com 27 semanas, mas apenas Klariesse, que está com quatro anos, sobreviveu.

E a mudança não aconteceu apenas para ela. Assim como Keila, o marido Marcelo Uzeda a acompanhou na nova rotina de alimentação e exercícios físicos. A qualidade de vida de toda a família mudou. O casal ainda tem mais uma filha: Kassia, de 19 anos. "Transformou a minha família, incluindo as nossas filhas. Não tem como não contagiar", relata a dentista. O empenho foi tanto que ela chegou a ficar abaixo do peso e precisou ganhar massa muscular.

Já Rodrigo Farias, morador de Campo Grande, participa do programa pela segunda vez. Há quatro anos, ele conseguiu perder 20 quilos e voltou à rotina normal. Depois de voltar a engordar, ele se inscreveu mais uma vez no Vigilantes do Peso e, em apenas três meses, já atingiu o objetivo. Agora, ele só pensa em se manter em forma.

"Já tinha chegado na minha meta e engordei tudo de novo. Tinha emagrecido 20 quilos, mas precisei voltar. Em três meses, eliminei 19 de novo.  Decidi cuidar de mim. É a segunda vez que emagreci. Agora, nunca mais quero engordar", conta o autônomo de 25 anos.

Quando o isolamento ajuda a focar na saúde
Publicidade
Paixão pela corrida virou estilo de vida para Keila Uzeda
Prato com muitas cores para fortalecer a imunidade
Publicidade
Mais importante que a perda de peso, uma alimentação balanceada é fundamental para se manter saudável. A dica do nutricionista Matheus Motta, do Vigilantes do Peso, é comer muitas verduras, frutas e legumes, com bastante variedade.
"A ingestão de legumes, frutas e verduras é uma boa estratégia para manter a imunidade sempre alta. A alimentação não vai tratar nenhum sintoma, sempre trabalhamos pensando na prevenção, em manter o sistema imunológico fortalecido", explica Matheus, que também alertou para a necessidade de não exagerar nos doces e frituras.
Publicidade
Em tempos de pandemia e quarentena, a estratégia tem sido aliviar a pressão sobre os participantes do programa. A perda de peso fica em segundo plano, e o primordial é fortalecer o sistema imunológico.
"A gente não está dando foco nessa perda de peso, a gente entende que não é um momento de se cobrar tanto. Ter uma saúde mental é muito importante, aliviar a ansiedade e o estresse. Não é só perder peso, é ter uma alimentação saudável", disse o nutricionista.
Publicidade

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias