Interior do hospital de campanha de São Gonçalo - Reginaldo Pimenta / Agência O DIA
Interior do hospital de campanha de São GonçaloReginaldo Pimenta / Agência O DIA
Por O Dia
Rio - O secretário estadual de Saúde, Fernando Ferry, disse, na manhã desta quinta-feira, que pretende abrir o hospital de campanha de São Gonçalo até o próximo dia 12. A unidade de saúde do município da Região Metropolitana do estado já teve várias datas de inauguração, que foram todas adiadas.
Quando estiver em pleno funcionamento, o hospital vai ter 100 leitos no total, sendo 80 deles de CTI. Para a sua abertura, o secretário disse que o Ministério da Saúde doou 100 respiradores ao estado, que devem chegar ao Rio entre hoje e amanhã.
Publicidade
"A gente vai começar a trabalhar, vamos começar a fazer o levamento do que tem, das necessidades que faltam, mas eu vou tentar trabalhar arduamente para tentar ver se daqui a uma semana, na sexta-feira da semana que vem, a gente consiga abrir. Mas dá prazo é temerário. Eu preciso ter um pouquinho de paciência para a gente poder ocupar o espaço e fazer as ações. Não posso dar uma data com precisão. Vou tentar fazer (a inauguração) até sexta-feira", projetou Ferry.
A declaração foi dada pelo secretário durante uma vistoria na unidade. Ontem, o governo do estado determinou a intervenção nos sete hospitais de campanha contratados à organização social Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas).
Publicidade
Ainda sobre o hospital de São Gonçalo, o secretário disse que a unidade deve permanecer em funcionamento mesmo depois da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
"Vamos usar isso aqui para poder atender à população sem covid-19, também quando a epidemia acabar. Enquanto a epidemia não acabar, tenho que tirar os pacientes que estão nos hospitais regulares para voltar a fazer cirurgia", afirmou.