Organização internacional de ajuda humanitária oferece treinamentos para profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a pandemia
 - Divulgação
Organização internacional de ajuda humanitária oferece treinamentos para profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a pandemia Divulgação
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), junto aos Médicos Sem Fronteiras (MSF), estão trabalhando coletivamente com o intuito de combater a pandemia do coronavírus. De acordo com o governo, profissionais de saúde que atuam em hospitais estaduais, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado e unidades de atenção básica, receberam treinamento do grupo e capacitação para se tornarem multiplicadores do conteúdo, utilizando os materiais técnicos da MSF.
A parceria é uma das ações da SES-RJ, por meio da Subsecretaria de Educação e Inovação em Saúde, para qualificação contínua de seus profissionais de saúde.
Publicidade
O estado disse ainda que foram realizadas visitas técnicas a unidades hospitalares, em que os profissionais da MSF observaram o fluxo de atendimento e conversaram com profissionais de saúde para, juntos, definirem estratégias viáveis de acordo com as necessidades e condições de operação de cada unidade.
Depois, os profissionais participaram de treinamentos on-line, ministrados por videoconferência e certificados pela MSF, que abordaram temas como conhecimento da covid-19 e promoção de saúde, lavagem de mãos, circuito de pacientes, estrutura geral das unidades, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), limpeza e desinfecção, manejo de resíduos e manejo de corpos.
Publicidade
"Considerando o momento de pandemia que estamos vivendo, as ferramentas remotas de ensino estão sendo a melhor estratégia. Os treinamentos do MSF seguem a linha de capacitação ToT - Training of Trainers ou Treinamento para Facilitadores. Após a capacitação, os profissionais escolhidos para o treinamento recebem material didático completo, com apresentações e vídeos, para que possam compartilhar os conhecimentos adquiridos", explica Carina Pacheco Teixeira, superintendente de Educação Permanente da SES-RJ.
Foram realizadas capacitações com os profissionais de diversos hospitais estaduais como: Adão Pereira Nunes, Getúlio Vargas, Alberto Torres, Carlos Chagas, entre outros.