Crivella recebe mais 162 respiradores comprados da China

Os aparelhos chegaram na madrugada desta segunda-feira, acompanhados de monitores e equipamentos de proteção individual

Por Maria Clara Matturo*

Prefeito do Rio, Marcelo Crivella anunciou retomada das atividades por fases na cidade
Prefeito do Rio, Marcelo Crivella anunciou retomada das atividades por fases na cidade -
Rio - Mais 162 respiradores, dos 726 comprados na China, chegaram no Aeroporto Galeão. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, recebeu os novos itens nesta madrugada, e afirmou:
"com estes 162 respiradores, vieram centenas de monitores e EPI`s, esses equipamentos vão abrir mais leitos na cidade, e vão atender também alguns hospitais do estado". Com o lote, chegaram mais de 440 mil máscaras N95 e 600 mil toucas, equipamentos importantes para a proteção de profissionais da saúde.

Ao todo, a prefeitura já investiu R$370 milhões na renovação da rede municipal, comprando respiradores, carrinhos de anestesia, tomógrafos e equipamentos de proteção. Com a chegadas dos novos itens, 1.252 leitos já foram abertos, para tratar exclusivamente de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Destes, 248 são leitos de UTI, dedicados para atender pacientes em estado grave.

"Nós já estamos chegando ao final deste sacrifício que fizemos para salvar vidas", afirmou o prefeito Marcelo Crivella. Entre as medidas de combate à Covid-19, 10 tomógrafos foram instalados em comunidades centros municipais de saúde, em áreas populosas e com menor oferta de equipamentos. Kit`s de UTI também serão doados para hospitais administrados pelo governo, como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, na última semana, o município já havia cedido respiradores para a região de Mangaratiba. Atualmente, não há filas de espera para transferências, segundo informações da prefeitura.

Castramóvel em comunidades

Nesta segunda-feira, o prefeito Marcelo Crivella também inaugurou a Unidade-Móvel de Saúde Médica Veterinária, conhecida como Ônibus Castramóvel. O projeto espera castrar, de forma gratuita, mais de três mil animais em comunidades. "Essa preocupação com os animais é um dom de Deus. É algo relacionado à alma, ao coração, cuidar de seres tão espetaculares da natureza", afirmou Crivella.

O projeto foi sugerido pelo vereador Luiz Carlos Ramos Filho, autor da Lei 6351/2018, que institui a prestação de serviços de castração de animais em unidades móveis para facilitar o acesso a comunidades carentes. O subsecretário de Bem-estar Animal, Roberto de Paula, informou que "o Castramóvel terá corpo médico, medicamentos e insumos para os procedimentos. Oferecendo castração gratuitamente, nós estamos combatendo também o abandono".

Cerca de 300 animais serão atendidos em cada região visitada. Entre as regiões, estão o Morro do Borel, Mangueira, Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus e Vila Kennedy. A primeira, será o Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, que receberá a unidade móvel no próximo dia 22.

Para conseguir atendimento, os interessados deverão baixar o aplicativo ‘Bicho Rio – Subem’ e fazer um cadastro com dados pessoais como CPF, endereço, telefone e as características do animal. No sistema, estão disponíveis datas e endereços para os cuidados.
*Estagiária sob supervisão de Waleska Borges

Comentários