Projeto estima castrar gratuitamente 3 mil cães e gatos da cidade até o fim deste ano - Hudson Pontes / Prefeitura do Rio
Projeto estima castrar gratuitamente 3 mil cães e gatos da cidade até o fim deste anoHudson Pontes / Prefeitura do Rio
Por O Dia
Rio - O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou nesta segunda-feira (08) a unidade móvel de saúde médica veterinária, conhecida como "ônibus castramóvel". ASubsecretaria de Bem-Estar Animal, a Prefeitura realizará cirurgias de esterilização em cães e gatos na unidade móvel adaptada com centro cirúrgico.

"Essa ação é fundamental e maravilhosa. É muito importante castrar cães e gatos para que possamos ter mais controle e, assim, cuidar melhor. Essa preocupação com os animais é um dom de Deus. É algo relacionado à alma, ao coração, cuidar de seres tão espetaculares da natureza", afirmou o prefeito, que também homenageou os veterinários.

O projeto foi sugerido pelo vereador Luiz Carlos Ramos Filho, autor da Lei 6351/2018, que institui a prestação de serviços de castração de animais em unidades móveis para facilitar o acesso a comunidades carentes.

No próximo dia 22, a unidade móvel de saúde médica veterinária estará na Cadeg, atendendo aos animais do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Cerca de 300 animais serão beneficiados em cada região visitada pelo ônibus. O agendamento da castração será efetuado previamente pelo aplicativo Bicho Rio – Subem, disponível para qualquer plataforma digital.

Como será o agendamento?

Mais de 40 animais por dia serão atendidos gratuitamente. Para ter atendimento, o cidadão deve baixar o aplicativo ‘Bicho Rio – Subem’ no Google Play ou no iTunes; a ferramenta é muito rápida e simples, basta ter em mãos seus dados pessoais como CPF, endereço, telefone e as características do seu bichinho.

O sistema disponibiliza as datas e os endereços de circulação do castramóvel, tornando possível o agendamento da cirurgia previamente, evitando assim a aglomeração de pessoas nesta retomada de atividades durante a pandemia do covid-19.

O castramóvel irá circular em muitas áreas carentes. Depois do Morro do Tuiuti irá para o Morro do Borel, Mangueira, Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus e Vila Kenedy, entre outras.

A Prefeitura estima esterilizar mais de 3.000 animais somente com essa unidade móvel, lembrando que a Subem tem 05 unidades de atendimento médico veterinário gratuito em nossa cidade. Em 2019 realizou 21.067 esterilizações em cães e gatos.

Confira abaixo os endereços das outras unidades

- U.S.M.V. Bonsucesso: Av. Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).

- U.S.M.V. Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (Ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambuco).

- U.S.M.V. Guaratiba: Fazenda Modelo – Estrada do Mato Alto, 5.620 (Ao lado do Posto de saúde Maia Bittencourt.

- U.S.M.V. Manchinha - Campo Grande: Estrada do Tingui - s/n - Praça da Oiticica.

- U.S.M.V. Thor - Bangu: Rua Sidney, altura do Nº97A - Praça Guilherme da SIlveira.

Informações no whatsapp: (21)99399-3968

Rede Social: @subemoficial