Ministério Público do Rio de Janeiro - Google / Reprodução
Ministério Público do Rio de JaneiroGoogle / Reprodução
Por O Dia
Rio - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em ação conjunta Receita Federal do Brasil, apreendeu, nesta terça-feira, 97 respiradores pulmonares. Os equipamentos são importados pelas sociedade empresárias MHS Produtos e Serviços, controlada por Glauco Octaviano Guerra, SKN do Brasil Importação e Exportação, SKN Indústria e Comércio do Brasil e Santa Fe Trading Importador e Exportação.
De acordo com as investigações, todo o material foi pago com verbas de quase R$ 19 milhões desviadas dos cofres públicos estaduais.
Publicidade
Os equipamentos chegaram no país em dois voos distintos que, desde sua saída da China, vinham sendo monitorados pelos Promotores de Justiça do GAECC/MPRJ e por Auditores Fiscais de forma a efetivar a ordem de sequestro expedida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, evitando o desvio da carga. Em cumprimento à ordem judicial, após os trâmites aduaneiros necessários, os 97 ventiladores/respiradores pulmonares deverão ser retirados pela Secretaria Estadual de Saúde para uso em pacientes portadores da covid-19.
Segundo o MP, por conta do sigilo judicial decretado na investigações, mais informações não serão repassadas à imprensa.