Delegacia faz ação com apoio do MPRJ e da Polícia Militar - Reprodução/Internet
Delegacia faz ação com apoio do MPRJ e da Polícia MilitarReprodução/Internet
Por O Dia
Rio - Agentes da 147ª DP (São Francisco de Itabapoana), com apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Militar, realizam, nesta quarta-feira, a Operação Sutura. O objetivo é cumprir 13 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão contra integrantes do tráfico que atuam no município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. Até o momento, cinco pessoas foram presas.

A ação é desdobramento da Operação Torniquete, realizada em novembro de 2019. Na ocasião, nove mandados de prisão foram cumpridos contra traficantes que, mesmo na prisão, ordenaram a tomada de territórios em São Francisco de Itabapoana. A ordem dos criminosos resultou em homicídios e tentativas de homicídios na região. 
Um dos denunciados, Júlio Cezar Coutinho de Souza, conhecido como Buldogue, também foi apontado como autor de uma tentativa de homicídio. Os demais crimes do grupo seguem sob investigação. As denúncias foram recebidas pelo Juízo da Vara Única da Comarca de São Francisco de Itabapoana.

Além de responderem por tráfico e associação para o tráfico, os chefes da organização criminosa também foram indiciados por tentativa de homicídio e lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores. Eles estavam presos em Sistema de Visita Periódica ao Lar e foram beneficiados por conta da pandemia, estando atualmente fora da custódia.
Publicidade
De acordo com o MPRJ, além da prática de tráfico de drogas, o grupo operava com extrema violência na região, praticando inúmeros homicídios envolvendo desafetos e até pessoas sem qualquer envolvimento com a criminalidade. A denúncia demonstra que eles chegavam a divulgar em redes sociais vídeos com armamentos, ameaças de morte a terceiros, entre outras ações. Parte desse material foi anexado à denúncia.
Ainda segundo o órgão, celulares e outros materiais encontrados com integrantes do grupo que já foram presos passaram por uma perícia que deu acesso à informações sobre a participação de todos os denunciados no tráfico de drogas. Há, inclusive, diversas fotos e vídeos com armamentos e drogas, além de conversas tratando da venda de entorpecentes e de armamento.