Corpus Christi virtual: sem o tradicional tapete, famílias enviaram desenhos para as igrejas - Divulgação
Corpus Christi virtual: sem o tradicional tapete, famílias enviaram desenhos para as igrejasDivulgação
Por Anderson Justino

Rio - Diferente, mas não menos especial. Foi o lema adotado pela igreja católica para as celebrações de Corpus Christi deste ano. Em tempo de pandemia do novo coronavírus, a palavra usada pelos devotos foi adaptação. O sal e a serragem, usados para enfeitar os tradicionais tapetes de sal que dão uma cor especial à celebração, foram trocados por papel, lápis de cor e canetinhas. Desta vez, as ruas ficaram vazias para que os católicos apresentassem seus desenhos através das redes sociais e protegidos de dentro de suas casas.

Apesar do afrouxamento social no início da semana, que autoriza a realização de eventos religiosos, a igreja católica adotou a medida para evitar aglomerações de pessoas e tentar frear a propagação da doença, que ainda é alta no país.

Foi a primeira vez, depois de 26 anos de tradição, que o tapete de sal não foi estendido nas ruas de São Gonçalo, na Região Metropolitana. No município, a celebração recebe uma multidão de devotos. No ano passado, mais de cem mil pessoas participaram do evento. Segundo a Arquidiocese de Niterói, esse é o maior da América Latina em extensão. 

"A pandemia impediu as manifestações exteriores, mas jamais terá o poder de entravar a generosidade dos corações que amam e adoram o Senhor sacramentado, ressuscitado e vivo para sempre. Fomos impossibilitados de realizar as procissões pelas ruas, enfeitadas com lindos tapetes de sal, muitos deles confeccionados durante a noite e a madrugada, como acontece na cidade de São Gonçalo onde se faz o maior tapete de sal da América Latina. O tapete virtual foi uma das formas de usar da arte para demonstrar a fé e o amor a Jesus", destacou o Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias.

Ao lado do bispo de Nova Friburgo, Dom Luiz Ricci, do arcebispo emérito, Dom Frei Alan, e os padres Wallace e Isaías, o Arcebispo de Niterói presidiu à cerimônia na Catedral de São João Batista. As portas da igreja permaneceram fechadas.

Após a missa, houve a tradicional procissão na nave da catedral até a Capela do Santíssimo. A apresentação dos tapetes virtuais foi feita ao final.  

Uma das idealizadoras do projeto, a jornalista Íngrid Bianchini, de 39 anos, disse que não houve surpresa na participação das famílias. 

"A gente lançou a campanha no dia 5 de junho e pediu para que as famílias nos encaminhasse as artes até o dia 9. A ideia foi muito bem aceita pelos devotos. Recebemos mais de mil imagens e conseguimos participação de outras arquidioceses. É uma maneira nova, mas a celebração aconteceu". 

 

Cristo recebe projeção de braços abertos
Publicidade
A data não passou em branco na capital. Para celebrar a festa de Corpus Christi, o Santuário Cristo Redentor projetou imagens de tapetes de sal feita por devotos através de um telão. O monumento foi iluminado às 19h.

A missa foi presidida pelo cardeal Dom Orani Tempesta. No final, Dom Orani abençoou a cidade com o Santíssimo Sacramento.

A transmissão foi feita pelo canal oficial do Padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, no youtube.
Você pode gostar
Comentários