Crivella: tomógrafo é estratégico para combater o coronavírus - Mariana Ramos / Prefeitura do Rio
Crivella: tomógrafo é estratégico para combater o coronavírusMariana Ramos / Prefeitura do Rio
Por O Dia
Rio - O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou neste domingo mais um tomógrafo de alta definição para atender comunidades do município. Desta vez, foi Rio das Pedras, na Zona Oeste, na Clínica da Família Otto Alves de Carvalho. Este é o 12º tomógrafo instalado em centros de imagem construídos em bairros de maior circulação como parte da estratégia de combate à pandemia de covid-19.

"Esses tomógrafos são verdadeiras máquinas de salvar vidas, porque diagnosticam cedo o vírus e, assim, a pessoa pode se tratar logo sem que a doença se agrave a ponto de precisar de uma UTI. Buscamos as áreas de maior circulação em bairros e comunidades com esse foco e, após a pandemia, os tomógrafos ficarão de legado em cada área dessas para atender a diversas necessidades de exames dos moradores", afirmou Crivella.

Ao todo, 12 bairros já receberam tomógrafos e aparelhos de raios x digital

Além do tomógrafo em operação no Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro, já foram instalados tomógrafos em Bangu, Cidade de Deus, Del Castilho, Santa Cruz, Campo Grande, Pavuna, Recreio, Rocinha, Maré, Madureira e, agora, em Rio das Pedras. Em cada local, há também aparelhos de raios x digital para outros exames necessários.

Ao todo, os equipamentos em operação em comunidades já realizaram mais de 930 exames. Parte deles, estão em fase de ajustes técnicos, testes e treinamento de equipes para iniciar o funcionamento. Já o total de 27 tomógrafos adquiridos pela atual gestão e instalados em hospitais da Prefeitura soma, até agora, mais de 166 mil exames. Cada tomógrafo tem capacidade para realizar 1.200 exames de imagem por mês.