Segundo defesa do governador Wilson Witzel,
Segundo defesa do governador Wilson Witzel, "não está esclarecido qual o rito que será adotado"Reginaldo Pimenta
Por O Dia
Rio - A edição desta segunda-feira do Diário Oficial do estado trouxe a abertura do pedido de impeachment contra o governador Wilson Witzel (PSC), aprovado pela Assembleia Legislativa (Alerj) na última quarta-feira. Como quinta foi feriado de Corpus Christi e sexta foi ponto facultativo, a publicação era aguarda para hoje.
O despacho, assinado pelo presidente da Alerj, o deputado André Ceciliano (PT), traz os ritos para o processo contra o governador. Os partidos têm, a partir de agora, 48 horas para indicar nomes para a comissão especial que irá analisar o possível afastamento de Witzel pelo crime de responsabilidade.
Publicidade
Depois de formada, a comissão terá 48 horas para eleger seu presidente e relator. É nela que Witzel terá 10 sessões para fazer sua defesa.
Após ouvir o governador, a comissão terá cinco sessões para emitir um parecer pela admissibilidade ou não do afastamento dele. O parecer será lido em plenário da Alerj e votado imediatamente.
Publicidade
Lido o parecer, cinco deputados por partido, no máximo, irão discuti-lo, com uma hora para cada legenda. Após a discussão, o relatório é votado nominalmente e de foma aberta pelos parlamentares.
Publicidade
O impeachment contra o governador foi aprovado por unanimidade pelos 69 deputados que participaram da votação dele, na quarta. Após sua aprovação, o governador disse que estava "absolutamente tranquilo" sobre sua inocência.