Crivella inaugurou a unidade em Bangu - Luciano Belford
Crivella inaugurou a unidade em BanguLuciano Belford
Por Gabriel Sobreira
Rio - O prefeito Marcello Crivella (Republicanos) inaugurou, na manhã deste sábado ,em Bangu, na Zona Oeste do Rio, a Clínica da Família Cristiani Vieira Pinho, que vai beneficiar mais de 18 mil moradores da região. O investimento para a construção da unidade de saúde que fica na Praça Professora Lealdina Muniz, no Rio da Prata, foi de R$ 4,6 milhões.
"Os nossos dois hospitais dedicados à covid-19, mais as clínicas da família, os CERs e as emergências do município já trataram e salvaram mais de 43 mil pessoas (com coronavírus). Foram diagnosticadas, medicadas, tratadas e estão vivas", afirmou Crivella.
Publicidade
A nova unidade de atenção primária leva o nome de uma fonoaudióloga e bacharel em enfermagem, que faleceu em maio, vítima do novo coronavírus.
"Hoje estamos celebrando um momento muito importante em Bangu, que é a inauguração da Clinica Cristiani Vieira Pinho, uma funcionária da prefeitura que merece todas as homenagens. Ela faleceu nessa pandemia do coronavírus, mas fica eternizada nessa clínica. Nós temos um raio-X digital muito importante para fazermos diagnóstico, temos também duas ultrassonografias com doppler e também um de ecocardiograma para os médicos realizarem os diagnósticos, além de tantos outros serviços", enumerou o prefeito.
Publicidade
A nova unidade vai oferecer consultas médicas e de enfermagem, acompanhamento pré-natal, teste do pezinho, vacinação para crianças, adultos e idosos, curativos, planejamento familiar, vigilância em saúde e saúde bucal — serviços que serão executados pelas quatro equipes de saúde da família e uma de saúde bucal que atuarão no local. As comunidades cobertas pela clínica serão as de Usina, Paula Lopes, Rio da Prata e Barão de Capanema.
A unidade contará com aproximadamente 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal, farmacêutico, oficial de farmácia e administrativo. A clínica vai funcionar das 7h às 18h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados das 8h às 12h. A partir de agora, a cidade conta com 234 unidades de atenção primária e a rede municipal de Saúde com 330 unidades.
Publicidade
Moradora de Bangu há 40 anos e mãe da profissional homenageada, Wanda Vieira Pinho, de 75 anos, narra a felicidade de ver o nome da filha na unidade.
"Estou muito arrasada com a morte dela, passando mal, pressão sobe, mas é uma alegria. Ela amava a área da saúde, ela se doava toda, é um reconhecimento, onde ela está que é no Céu, sei que está feliz com essa homenagem", contou Wanda, muito emocionada.
Publicidade
Ainda segundo Wanda, a filha passou o aniversário de 53 anos internada, foram 39 dias no total. 
"Tenho certeza que ela vai salvar mais vidas, vai interceder, curar e dar luz para as pessoas", profetizou.