Rio de Janeiro 07/02/2019 - Aumento na passagem de ônibus intermunicipal. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia - Luciano Belford/Agência O Dia
Rio de Janeiro 07/02/2019 - Aumento na passagem de ônibus intermunicipal. Foto: Luciano Belford/Agencia O DiaLuciano Belford/Agência O Dia
Por Agência Brasil
Rio - O Estado do Rio dá início a mais uma etapa de reabertura após as restrições impostas em março para conter a pandemia de coronavírus. A partir desta segunda-feira os passageiros voltarão a ter acesso aos transportes intermunicipais. 
O decreto que viabiliza a medida foi publicado na sexta-feira em uma edição extra do Diário Oficial do estado. Todo os serviços de passageiros devem retomar com as atividades, com exceção do ramal ferroviário para Guapimirim e da linha de barcas Charitas-Praça XV.
Publicidade
Nesta segunda foram retomadas as linhas de ônibus e de vans que fazem a ligação de outras cidades com os municípios de Barra Mansa, Pinheiral e Volta Redonda, todos no sul fluminense. Essas foram as únicas linhas que permaneceram suspensas após o decreto de retomada anterior, do dia 5 de junho.
No sistema de barcas, as linhas Praça XV-Paquetá e Praça XV-Cocotá voltam a operar regularmente. A linha Praça XV-Praça Arariboia pode ser suspensa entre 21h30 e meia-noite.
Publicidade
Ocupação 
Para entrar nos transportes o uso de máscara permanece obrigatório. As concessionárias são obrigadas a disponibilizar álcool em gel 70% para os passageiros em todas as estações de trem, metrô e barcas e nos terminais rodoviários..
Publicidade
A ocupação dos ônibus e barcas na Região Metropolitana deve ser restrita aos assentos e para o interior só poderão ser ocupados metade dos assentos dos ônibus. No sistema de trens, a ocupação das composições não pode passar de 50%.

Está suspensa a triagem e controle dos passageiros no acesso às estações de transporte.