Ação no Complexo da Maré Divulgação
Por O Dia
Publicado 23/06/2020 17:47
Rio - Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção à contaminação dos cerca de 140 mil moradores da Maré pelo novo coronavírus, a Comlurb, a ONG Redes da Maré e as Associações de Moradores concluem este mês uma ação de desinfecção que alcançará as cerca de mil ruas, becos, vielas, praças e travessas das 16 favelas que compõem a Maré – totalizando 100% do território.

O processo tem como um de seus diferenciais a utilização de produto importado, a base de Cloreto de Benzalcônio 50%, que além de limpar e desinfetar, deixa uma película protetora que mantém pisos e paredes protegidos contra a propagação da covid-19. O produto foi fornecido pela Redes da Maré – que também adquiriu Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais envolvidos e o maquinários (16 atomizadores) para a ação.

A ação contempla ainda iniciativas de geração de renda para os moradores da Maré ao contratar, ao longo do processo, 30 trabalhadores locais - que foram treinados pela Comlurb. A empresa forneceu 24 pessoas, entre garis e profissionais de limpeza urbana, supervisão técnica, além de uma van motobomba e uma jateadeira. São cerca de 70 pessoas envolvidas nesta ação, além de dois carros de som, que passam no dia anterior na favela que será limpa para dar as orientações e cuidados para a população.

De acordo com a última edição do boletim “De Olho no Corona!”, produzido pela Redes da Maré, ate o dia 15 de junho 921 moradores da Maré tiveram suspeita ou confirmação de covid-19, dos quais 96 foram a obito. Desde março a organização promove a campanha “Maré diz NAO ao Coronavírus”, com ações - em diferentes frentes – voltadas para os moradores das 16 favelas da Maré.