A pandemia do novo coronavírus já fez o comércio varejista brasileiro acumular uma perda de R$ 200,7 bilhões, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa considera o volume que deixou de ser vendido desde o início das medidas de isolamento social contra a disseminação da covid-19, na segunda quinzena de março, até a primeira semana de junho.
A CNC prevê ainda uma retração recorde de 8,7% do volume de vendas do comércio varejista até o fim de 2020. Neste cenário nada amigável, surgiu um novo tipo de serviço: a mentoria para negócios. Representando nichos específicos, empresários e profissionais liberais bem sucedidos da Zona Oeste ajudam outros empreendedores da região a recuperarem suas vendas, se planejarem financeiramente, ou investirem em novos modelos de serviços.
Uma dica comum é fortalecer as vendas pela internet, mas é preciso ir além. Apesar de o número de transações no e-commerce brasileiro ter crescido nos últimos meses, 62% dos consumidores brasileiros ainda preferem as compras presenciais a outras modalidades de consumo, tais como compras em websites (9%), por meio de aplicativos (5%), redes sociais (4%), etc. Os dados são de uma pesquisa da CNC conduzida em 2019.
Em muitos casos, os mentores apoiam também financeiramente quem precisa se estabilizar neste momento de recessão. Os cursos, com valores acessíveis, acontecem online. Os ramos são os mais diversos: vão da produção de comida congelada à chocolateria, passando pela administração imobiliária. Os resultados têm sido tão positivos que muitos se tornam amigos de seus 'mestres'. Conheça algumas dessas iniciativas e corra atrás do prejuízo!
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