Por O Dia
Publicado 25/06/2020 00:00

A pandemia do novo coronavírus já fez o comércio varejista brasileiro acumular uma perda de R$ 200,7 bilhões, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa considera o volume que deixou de ser vendido desde o início das medidas de isolamento social contra a disseminação da covid-19, na segunda quinzena de março, até a primeira semana de junho.

A CNC prevê ainda uma retração recorde de 8,7% do volume de vendas do comércio varejista até o fim de 2020. Neste cenário nada amigável, surgiu um novo tipo de serviço: a mentoria para negócios. Representando nichos específicos, empresários e profissionais liberais bem sucedidos da Zona Oeste ajudam outros empreendedores da região a recuperarem suas vendas, se planejarem financeiramente, ou investirem em novos modelos de serviços.

Uma dica comum é fortalecer as vendas pela internet, mas é preciso ir além. Apesar de o número de transações no e-commerce brasileiro ter crescido nos últimos meses, 62% dos consumidores brasileiros ainda preferem as compras presenciais a outras modalidades de consumo, tais como compras em websites (9%), por meio de aplicativos (5%), redes sociais (4%), etc. Os dados são de uma pesquisa da CNC conduzida em 2019.

Em muitos casos, os mentores apoiam também financeiramente quem precisa se estabilizar neste momento de recessão. Os cursos, com valores acessíveis, acontecem online. Os ramos são os mais diversos: vão da produção de comida congelada à chocolateria, passando pela administração imobiliária. Os resultados têm sido tão positivos que muitos se tornam amigos de seus 'mestres'. Conheça algumas dessas iniciativas e corra atrás do prejuízo!

Marmiteiros unidos jamais serão vencidos
Publicidade
O braço direito dos síndicos
Que seja doce como chocolate
Publicidade
O público-alvo da chef Mirian Rocha é composto de artesãos, confeiteiros, microempresários e aspirantes ao mundo da gastronomia. O serviço oferecido pela Be Cacau, na Freguesia, já existia mas foi reformulado para atender a essa nova demanda de mercado pós-pandemia. A consultoria em criação e desenvolvimento de negócios em chocolateria é realizada de forma online, são 21 sessões, com média de 90 minutos cada.
"A ideia é ajudar o empresário a formatar de forma profissional qualquer produto, desde bolos e sobremesas, passando também pelo desenvolvimento de fórmulas ou novos produtos", explica a chef Mirian Rocha, citando um case bem sucedido em Botafogo, que pode ser replicado na Zona Oeste.
Publicidade
"Tive o prazer de prestar consultoria e desenvolver receitas incríveis para o Bar Nooma, entre elas chocolate quente baiano low carb (com coco), bebidas geladas como milkshake sabor chocolate ao leite com notas de caramelo, e infusão de cacau (com o fruto amazônico), que tem ação termogênica, alivia os efeitos da TPM, reduz o colesterol e aumenta a liberação da serotonina", conclui Mirian.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias