Larissa driblou o nervosismo e mandou bem na apresentação, que contou com a participação de familiares e amigos via internet - DIVULGAÇÃO
Larissa driblou o nervosismo e mandou bem na apresentação, que contou com a participação de familiares e amigos via internetDIVULGAÇÃO
Por O Dia

Nota 10! Essa foi a avaliação do trabalho de conclusão do curso de Engenharia Civil de Larissa Periklis Giannikos, de 25 anos, que mora na Freguesia e fez a apresentação para uma banca virtual na última quinta-feira. Ela é uma dos quase 200 alunos do campus da Barra da Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA) que irão fazer suas defesas desse jeito diferente.

Para a maioria deles, continuar se dedicando aos estudos foi um enorme desafio. E conviver com a ansiedade de não poder se formar por causa do isolamento também não foi fácil. Mas Larissa teve sucesso. "Foi um desafio, principalmente emocional. Todo esse isolamento acabou trazendo desânimo, desconfianças e até mesmo a vontade de adiar a conclusão", admite.

Mas enquanto o medo assombrava os estudantes, os professores da UVA estavam lá pra dar aquela força e não fazê-los desanimar. Virtualmente, claro. "Apesar do distanciamento tive o apoio e auxílio da professora Danielle Malvaris e do professor Glauco Rodrigues que fizeram toda a diferença para o andamento do projeto", comenta a jovem.

Em meio à quarentena, Larissa conseguiu se formar em Engenharia Civil - ARQUIVO PESSOAL

Sobre a elaboração do temido TCC, que assombra todos os universitários, Larissa admite ter vivido momentos de tensão. "Foi o período que achei mais complicado de toda a faculdade, pela cobrança que nós alunos temos em nos formar. Quando a professora Danielle divulgou o link da apresentação no grupo da faculdade caiu a ficha que tudo estava chegando ao fim e era um misto de alegria e medo".

Ela conta que o dia da apresentação parecia final do Copa do Mundo, com muito frio na barriga e ansiedade. "No horário marcado, vários familiares, amigos, convidados e alunos da faculdade entraram na sala virtual para assistirem a defesa, eram em torno de 35 pessoas. No final, quando saí do quarto, estava lá a minha família na sala chorando de alegria".

A nota 10 coroou cinco anos de esforço. "Foram anos intensos de muito aprendizado na faculdade e nas obras em que trabalhei. Com o diploma de Engenheira Civil pretendo traçar metas para a minha carreira profissional e trabalhar fazendo o que amo, garantindo sempre a entrega de um serviço de qualidade", almeja a moradora da Freguesia.

Está curioso pra saber o que o projeto de Larissa abordava? A gente te conta. O trabalho apresentou o redimensionamento de um projeto estrutural e um comparativo de custo. A solução elaborada pela estudante garantiu uma economia de R$ 50 mil entre materiais e serviços. Alguém duvida de que Larissa será uma excelente engenheira?

 

BOTANDO BANCA
Publicidade
Larissa tirou onda, mas não foi fácil. Teve muito esforço envolvido. A orientadora, Danielle Malvaris Ribeiro, 45 anos, que dá aulas na UVA desde 2015, revela que a moça sempre se mostrou muito interessada e esforçada. "Foi minha aluna e monitora. Daquelas alunas que trabalham, estudam, fazem monitoria e nunca deixam a desejar", exalta.
A docente reforça que a finalização de um TCC sempre demanda tempo e dedicação, o que estressa bastante o aluno. E não foi diferente no caso de Larissa. "Mas ela desde o início tinha seu objetivo traçado. Se superou e o cumpriu com êxito. É muito gratificante acompanhar a evolução do aluno durante a graduação e constatar o quanto ele amadureceu", completa Danielle, que dá aulas nas disciplinas Mecânica dos Sólidos, Teoria das Estruturas e Estruturas de Aço e Madeira.
Publicidade
INTERNET COMO ALIADA
Publicidade
Larissa não será a única a apresentar seu trabalho de forma virtual. Neste período, mais 45 alunos de Engenharia Civil farão o mesmo. No campus da Barra, serão mais 175 jovens dos cursos de Engenharia de Produção, Publicidade, Jornalismo, Direito e Psicologia.
Sobre a experiência de avaliar o TCC de um aluno virtualmente, a professora Danielle afirma ser ainda uma novidade, embora já tenha participado como ouvinte de uma defesa de proposta de tese da UERJ. "Achei muito interessante na época (já durante a pandemia), fluiu muito bem".
Publicidade
Para os jovens que vão passar pelo mesmo processo, Danielle recomenda planejar, trabalhar em cima de um cronograma, não deixar o trabalho para a última hora. "É um trabalho de fechamento de curso da etapa de graduação, dessa forma, deve ser escolhido com critério".
Sobre o dia da apresentação, comenta: "A vantagem é a ausência da plateia, pois esta só se apresenta de forma virtual, e o aluno muitas vezes não está ciente de quantas pessoas estão assistindo, o que pode diminuir o nervosismo. Por outro lado e, pelo mesmo motivo, falta um pouco de calor humano na hora de comemorar o resultado final", pontua.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários