Gustavo, do Uber, nem ouviu falar dos rumores de suposta paralisação  - Marcio Mercante / Agencia O Dia
Gustavo, do Uber, nem ouviu falar dos rumores de suposta paralisação Marcio Mercante / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - A partir desta quinta-feira, a Uber disponibilizará a ferramenta U-Áudio no Rio de Janeiro. A ferramenta permitirá que usuários e motoristas parceiros possam gravar o áudio de uma viagem dentro da plataforma e usar o arquivo para reportar qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis.

O U-Áudio pode ser já pode ser acessado no Rio por meio dos recursos de segurança que aparecem no aplicativo durante uma viagem. Após o encerramento da viagem ou por meio do histórico, tanto o usuário quanto o motorista poderão relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo com o áudio. Este conteúdo é criptografado, permanece armazenado no dispositivo de quem fez a gravação e não pode ser acessado por ninguém. A Uber só poderá acessá-lo se ele for compartilhado por usuário ou motorista como parte do relato.

Caso seja enviada aos agentes de atendimento da empresa, a gravação de áudio será analisada e usada para ajudar a entender o incidente reportado. De acordo com a Uber, a gravação pode auxiliar no processo de tomada de decisão para a desativação do motorista ou usuário que tenha tido interações inadequadas de acordo com o Código de Conduta da Uber. O conteúdo permanece no celular por sete dias e é deletado automaticamente após esse período.

A companhia informou que o arquivo também poderá ser usado para ajudar em investigações ou ser compartilhado com as autoridades, de acordo com o devido processo legal. Todos os usuários e motoristas serão informados que o recurso está disponível e que eles podem estar sujeitos à gravação de áudio. Além disso, somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo e isto só pode ser feito após a denúncia com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com a Uber.
A empresa também informou que o Rio de Janeiro é a última cidade dessa fase de expansão da ferramenta, que incluiu Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Cuiabá, Goiânia, Belo Horizonte, Campinas, Vitória e Ribeirão Preto. Em fevereiro, o recurso foi lançado como piloto em Salvador, São Luís, Sorocaba, Campo Grande e Uberlândia, totalizando a presença em 16 cidades. Outras cidades vão receber a ferramenta nos próximos meses.