Sediada na comunidade de Vila Vintém, na Zona Oeste, a Unidos de Padre Miguel ficou com a segunda colocação na Série A no carnaval deste ano e promete brigar para conquistar uma vaga no Grupo Especial - Divulgação
Sediada na comunidade de Vila Vintém, na Zona Oeste, a Unidos de Padre Miguel ficou com a segunda colocação na Série A no carnaval deste ano e promete brigar para conquistar uma vaga no Grupo EspecialDivulgação
Por Danillo Pedrosa

A distância e em meio à pandemia da covid-19, a Unidos de Padre Miguel já acelera os preparativos para o carnaval do ano que vem. Com o enredo "Iroko - é tempo de Xirê", desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, a escola iniciou no último sábado uma disputa de samba virtual para escolher o hino oficial para o ano que vem.

Em transmissão ao vivo no canal da Unidos de Padre Miguel no YouTube, a escola apresentou os dez sambas concorrentes, acompanhados pela bateria Guerreiros da Unidos, do Mestre Dinho. O evento começou às 16h, com um show da Vermelha e Branca em versão reduzida e vídeos de ações da agremiação no combate à covid-19.

"Inovamos no formato da disputa, tudo é muito novo para nós e para quem está acompanhando de casa, mas acredito que o resultado agradou ao público, tanto pela produção da live, do cenário, quanto pela qualidade dos sambas que estão no concurso. Temos belíssimas obras, a disputa será acirrada, vamos ter um 'problema' para escolher o melhor", disse o diretor de carnaval Cícero Costa.

Após a apresentação dos concorrentes, a disputa terá outras quatro fases até a definição do vencedor. A cada sábado de julho ocorrerá uma nova etapa, e a grande decisão será no dia 1º de agosto, às 19h. Tudo transmitido ao vivo pelo canal da escola no YouTube.

O ENREDO

Iroko, tema central do enredo da Unidos de Padre Miguel para 2021, é um orixá do Candomblé Ketu e, no Brasil, é associado à árvore gameleira. "A Unidos de Padre Miguel ajoelha-se respeitosa aos pés de Iroko para, emocionada e aguerrida, festejar o axé da Árvore-Orixá. Sob a sombra de seus galhos, é tempo de Xirê no terreiro sagrado do boi vermelho da Vila Vintém!", diz a sinopse do enredo.

Forte candidata ao acesso
Publicidade
Depois de ficar na segunda colocação da Série A no ano passado, com o enredo "Ginga", a Unidos de Padre Miguel promete vir forte mais uma vez em 2021, apostando novamente em uma temática afro. Agora, porém, a escola não quer bater na trave de novo e é uma das favoritos para conquistar o acesso ao Grupo Especial. 
A UPM, como é carinhosamente chamada, fica sediada na comunidade da Vila Vintém, em Padre Miguel, e é uma das mais tradicionais da Zona Oeste, com direito a seis títulos de grupos de acesso. A última vez que esteve na Primeira Divisão, porém, foi em 1972. 
Publicidade
Você pode gostar
Comentários