Neste semestre, Grande Rio registrou uma média de 14 tiros por dia - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Neste semestre, Grande Rio registrou uma média de 14 tiros por diaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por Natasha Amaral
Rio - Um levantamento realizado pela plataforma Fogo Cruzado mostra que a Região Metropolitana do Rio registrou 2.606 tiroteios no primeiro semestre deste ano. Uma média de 14 por dia. A Zona Norte do Rio, com 892 registros, concentrou 34% do total acumulado, sendo a região com mais registros neste semestre. Em seguida, vem a Baixada Fluminense (558), Zona Oeste (516), Leste Metropolitano (483), Centro (104) e Zona Sul (53). Em comparação com 2019, que teve 4.174 tiroteios/disparos, houve uma queda de 38%
A segunda região com o maior registro de disparos/tiroteios é a Baixada Fluminense, dentre os municípios mais afetados com os disparos, está Duque de Caxias com 145 registros e 22 mortos; Belford Roxo com 135 e 36 mortos; Nova Iguaçu com 83 e 26; e São João de Meriti com 69 e 30 mortos. No entanto, o número de agentes de segurança baleados durante confronto está em 12 – 56% menos que em 2019, que registrou 27.
Publicidade
Um reflexo da violência na Zona Norte – região com maior índice de tiroteios – foi a morte de um menino de 11 anos, no dia 25 de junho, após ser baleado na cabeça no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Kauã Vítor da Silva chegou a ser socorrido no Hospital Souza Aguiar, no Centro, mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, "não resistiu aos ferimentos e faleceu".
De acordo com familiares, Kauã teria sido atingido acidentalmente quando outro menor de idade estava com uma arma. Ele foi baleado em frente à sua residência. No entanto, um dia após o crime, Felipe Lima Gomes, de 18 anos, se apresentou à polícia como suspeito de efetuar o disparo que tirou a vida da criança
Publicidade
Os principais motivos de tiroteios/disparos no primeiro semestre foram:
. Ação/Operação Policial
. Homicídio/Tentativa
. Tentativa/Roubo
. Ataque a civis
. Tentativa/Roubo de cargas
. Arrastão
. Briga
. Disparo Acidental
. Sequestro
. Tentativa/Roubo a banco
Publicidade
Violência em Junho
O Fogo Cruzado mapeou, em junho, 311 tiroteios/disparos de arma de fogo na Região Metropolitana do Rio, e obteve o segundo menor índice registrado desde que a plataforma foi criada, em julho de 2016, ficando atrás somente de dezembro de 2016, quando 197 tiroteios/disparos de arma de fogo foram contabilizados. Ao todo, 91 pessoas foram baleadas - destas, 41 morreram. Já em junho de 2019, houve 224 baleados, sendo 109 mortos e 115 feridos. Este mês apresentou queda de 59 % no número de baleados (soma de mortos e feridos).
Publicidade
A participação dos agentes de segurança nos tiros também teve queda de 76% em junho: foram 42 casos em junho de 2020, e 173 no mesmo período de 2019. A queda nos índices acontece no mesmo mês em que o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu uma liminar para que operações policiais sejam suspensas dentro de favelas do Rio enquanto houver pandemia pelo novo coronavírus.