Parques do Rio reabrem, parcialmente, após três meses de fechamento - Luciano Belford/Agência O Dia
Parques do Rio reabrem, parcialmente, após três meses de fechamentoLuciano Belford/Agência O Dia
Por *Rachel Siston
Rio - Fechados por pouco mais de três meses, devido à pandemia de covid-19, parques do Rio voltaram a funcionar, parcialmente, nesta quinta-feira. O Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico e o Parque Lage reabriram para visitação com diversas medidas de segurança.
O retorno do Parque Nacional da Tijuca é focado na prática de atividades físicas ao ar livre nas trilhas e vias públicas do local. O acesso e a prática de voo livre na Pedra Bonita estão autorizados, desde que sigam as recomendações para a entrada na unidade e a determinação do Plano de reabertura da prefeitura. Os visitantes devem respeitar as regras de ouro estabelecidas pela prefeitura, que incluem o uso de máscara e álcool em gel.

Todos os mirantes, cachoeiras, duchas, rios, lagos, lagoas, praças e áreas compartilhadas também vão permanecer fechados. A circulação de veículos, exceto de órgãos oficiais e prestadores de serviços, não será permitida. A medida foi tomada para evitar aglomeração e para proteger a fauna silvestre do Parque, que nos últimos meses tem circulado mais à vontade pelo espaço. A vias que cortam o parque estão abertas apenas para pedestres e ciclistas.

As operadoras de turismo podem levar grupos de até dez pessoas, com espaçamento de dois metros entre os visitantes, para trilhas, sem paradas para aglomerações em mirantes ou corpo d’água. O Parque Lage, que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, também reabre, com exceção dos locais que provoque concentração de pessoas.

Os cafés, bares, restaurantes e lojas que funcionam no parque abrem normalmente, mas o casarão onde funciona a Escola de Artes Visuais (EAV) não, porque acompanha o calendário escolar municipal. Os parques vão orientar os visitantes, mas a fiscalização fica por conta da prefeitura.

O Jardim Botânico também reabre, mas com visitas agendadas pela internet. A entrada no local será feita apenas pelo portão da Rua Jardim Botânico, onde há mais espaço e condições para uma recepção controlada. O Arboreto, Cactário e Bromeliário estarão abertos, mas o Orquidário e o Museu não.

Os bebedouros ficam lacrados. Os visitantes terão novidades na reabertura, como a nova Trilha da Mata Atlântica e as placas das famílias botânicas. A fiscalização do espaço e cumprimento das regras fica sob responsabilidade dos seguranças e agentes de portaria da instituição com acompanhamento da direção.
A reabertura dos parques faz parte da fase 3 do plano da prefeitura para a retomada das atividades que foram paralisadas para evitar a disseminação do novo coronavírus na cidade.
*estagiária sob supervisão de Luana Dandara
Regras de visitação
Publicidade
Regras para visitação do Parque Nacional da Tijuca e Parque Lage

 - Proibida a entrada de pessoas com sintomas ou diagnóstico de covid-19;

- Uso obrigatório de máscara que cubra a região do nariz e boca;

- Distanciamento mínimo de 2 metros entre os visitantes;

- Respeito aos cordões de isolamento instalados;

- Evitar atividades em grupos grandes, respeitando o limite de grupos com até 10 participantes;

- Porte e utilização de álcool em gel;

- Seguir etiqueta respiratória em caso de tosse ou espirro.


Regras para visitação do Jardim Botânico

- Leve sua água. Os bebedouros estão lacrados por medida de precaução. Cafés e lanchonete podem estar fechados, dependendo das diretrizes das autoridades competentes;

- É permitido lanchar somente nas mesas no Parque Infantil;

- Brinquedos do Parque Infantil continuam fechados;

- Uso de máscara cobrindo boca e nariz é obrigatório durante a visitação, dispensada para crianças de até 3 anos, pessoas com transtorno espectro autista, deficiência intelectual, sensoriais ou quaisquer que impeçam o uso adequado, conforme declaração médica;

 - Distanciamento de 2 metros entre os visitantes;

- Higienização das mãos antes e depois de cada atividade;

- Seguir etiqueta respiratória em caso de tosse ou espirro.
Você pode gostar
Comentários