Prefeitura multa 30 ônibus no primeiro dia das novas regras para passageiros em pé
Fiscalização foi feita Secretaria de Municipal de Transporte em vários pontos da cidade
Rio de Janeiro 09/07/2020 - Primeiro dia das novas regras para passageiros em pé nos ônibus e BRTs tem aglomerações no Rio. Foto: Luciano Belford/Agencia O DiaLuciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Municipal de Transporte (SMTR) multou cerca de 30 ônibus na manhã desta quinta-feira, primeiro dia útil de funcionamento da nova medida que determina distanciamento de passageiros em pé nos coletivos municipais e BRT. Os veículos multados circulavam sem cumprir as regras.
Apesar da fiscalização, a reclamação de lotação no transporte permaneceu. “Marcaram o piso do ônibus, mas não cumpriram a determinação. Como o passageiro precisa trabalhar, vai encarar essa aglomeração. Não é só fiscalização, é preciso ter mais ônibus nas ruas”, reclama a empregada doméstica Eliane Ferreira Prats, moradora do Mato Alto, em Guaratiba.
O subsecretário municipal de transporte, Allan Borges Nogueira, garantiu que a fiscalização começou durante a madrugada. Agentes da SMTR estiveram na garagem de algumas empresas e exigiram que as regras fossem cumpridas. Foram quase duas semanas para que as empresas se adaptassem.
Publicidade
A multa para quem descumprir a nova regra é de R$ 924,38.
O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb Rio) se diz surpreso com a nova determinação. De acordo com José Carlos Sacramento, vice-presidente do sindicato, essa decisão coloca em risco não só os usuários, como também toda a categoria.
Publicidade
"Não dá para entender esses decretos da prefeitura. Em um dia os usuários só podem ser transportados sentados; em outro já podem viajar também em pé. Fica a pergunta:quem vai fiscalizar a lotação desses veículos e o uso de máscaras e álcool gel pelos usuários?", questiona.