Plataforma 'Fogo Cruzado' registrou 72 agentes de seguranças baleados na Região Metropolitana no primeiro semestre do ano - Arquivo Pessoal
Plataforma 'Fogo Cruzado' registrou 72 agentes de seguranças baleados na Região Metropolitana no primeiro semestre do anoArquivo Pessoal
Por O Dia
Rio - A plataforma Fogo Cruzado registrou, nos seis primeiros meses de 2020, 72 agentes de seguranças baleados na Região Metropolitana do Rio, com 32 mortes e 40 ficaram feridos. O número de baleados representa queda de 43% em relação ao primeiro semestre de 2019, quando 126 agentes foram baleados, 30 morreram e 96 ficaram feridos.
Além disso, entre os agentes de segurança baleados (72) durante esse semestre, a maioria era policial militar. Eles representam 76% (55) do total de agentes baleados no período - 23 deles morreram.
Publicidade
Nesta categoria são contabilizados policiais militares, civis, federais, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros e militares das forças armadas, na ativa, na reserva e aposentados.
Do total de agentes mortos (32), apenas 9 (28%) estavam em horário de trabalho. Já entre os feridos (40), a maioria (24), ou 60% - foi atingida por arma de fogo em serviço, de acordo com a plataforma. 
Publicidade
Entre os 5 municípios onde houve mais baleados, o Rio liderou o ranking, com 44 agentes. Em seguida ficaram São Gonçalo (10), Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti (3 cada).
Já em relação às regiões do Grande Rio, a Zona Norte foi a que mais apareceu nos registros com agentes baleados nesse período, com 22 agentes, seguida da Zona Oeste com 17, Leste Metropolitano, com 16, Baixada Fluminense, com 12, Centro, com 3 e Zona Sul, com 2.
Publicidade
Entre os bairros da Zona Norte, região com mais vítimas, Manguinhos liderou ranking com 4 baleados.