Filial na Avenida Barato Ribeiro, em Copacabana - Fabio Costa/Agência O Dia
Filial na Avenida Barato Ribeiro, em CopacabanaFabio Costa/Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O Ministério Público do Estado (MPRJ), por meio da 2º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, instaurou inquérito para apurar uma possível prática abusiva de violação de direitos por parte da rede de academias Smart Fit, que não estaria disponibilizando meios telefônicos ou virtuais para o cancelamento das matrículas de seus alunos, em meio à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com MPRJ, na denúncia recebida por meio da ouvidoria, a empresa estaria exigindo, para tanto, a presença física dos consumidores, o que inviabiliza o pedido de cancelamento diante do fechamento de suas unidades em razão da pandemia.

Na denúncia encaminhada ao MPRJ, a reclamante também informou que, através das redes sociais da rede de academias, teve a informação de que os alunos que optarem pelo cancelamento da matrícula serão submetidos ao pagamento de multa por quebra de fidelização, apesar do fechamento físico das unidades por conta do isolamento social.

Desta forma, considerando que de acordo com o art. 6º do Código de Defesa do Consumidor, segundo o órgão estadual, é direito básico do consumidor a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços, sendo consideradas cláusulas abusivas aquelas que estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor.

A contar da data da instauração do inquérito, no último dia 16, a Smart Fit tem prazo de 30 dias para manifestar-se com relação aos fatos, esclarecendo se procedem as referidas alegações e juntando documentos que comprovem que não se utiliza de tais práticas.
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Em nota, a Smart Fit informou que desde sua fundação, a política de cancelamentos é presencial e isso jamais mudou.

"Quando decidimos fechar as academias, em 19 de março, suspendemos imediatamente as cobranças das mensalidades. Desde então, nenhum cliente foi cobrado e informamos que os cancelamentos poderiam ser feitos assim que as lojas fossem reabertas", diz a nota. 

Ainda segundo a empresa, às vésperas da reabertura de lojas em algumas cidades, alguns clientes manifestaram receio em ir até as lojas para realizar o cancelamento. "A Smart Fit abriu um canal para que o cliente possa solicitar, por meio do Espaço do Aluno, no site, que o plano permaneça congelado, sem qualquer cobrança. Caso deseje cancelar, quando se sentir mais confortável para ir até a loja, poderá fazê-lo com a mesma facilidade que pautou a conduta da Smart Fit ao longo desses 11 anos."