Senac de Campo Grande ainda não tem data para reabrir mas cursos online continuam na programação - DIVULGAçãO
Senac de Campo Grande ainda não tem data para reabrir mas cursos online continuam na programaçãoDIVULGAçãO
Por O Dia

Fechadas há mais de 100 dias por conta da pandemia do novo coronavírus, as unidades do Senac de Campo Grande e da Barra da Tijuca, que oferecem cursos nas áreas de beleza, administração, confeitaria, design, culinária, informática, entre outras, seguem na ativa com o ensino remoto. E não foram apenas as da Zona Oeste: escolas de outras regiões também seguiram na mesma linha, adaptando as aulas ao modelo online.

Enquanto a reabertura das unidades escolares não acontece, o Senac RJ, em parceria com o Sesc, inicia nesta quinta-feira (16) as inscrições para o curso gratuito "Por Dentro da Lei Aldir Blanc", desenvolvido em parceria com a Escola de Políticas Culturais. Ministrado em plataforma digital, o curso vai oferecer um panorama detalhado de cada aspecto da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), sancionada em 29 de junho.

Além de estender aos trabalhadores da cultura o auxílio emergencial de R$ 600 por três meses, a medida destina recursos financeiros para editais e a manutenção de espaços culturais da sociedade civil em estados e municípios de todo o país.

Público-alvo

O curso é voltado para produtores culturais, artistas, gestores de organizações culturais comunitárias, conselheiros (as) de cultura, assim como a gestores públicos do setor. Em cinco módulos, abordará desde o histórico da implementação da lei até o desenho e a modelagem de editais e programas locais, passando por reflexões sobre as emergências culturais no contexto brasileiro e mundial, o histórico do Sistema Nacional de Cultura e a cartografia do setor cultural brasileiro.

As aulas virtuais acontecem dias 1º, 3, 5, 7 e 10 de agosto, das 15h às 18h. A primeira será aberta ao público e transmitida pelos canais do YouTube do Sesc RJ, Senac RJ e Canal Emergência Cultural. Elas contarão com práticas de encantamento da Pedagogia Griô e serão conduzidas por especialistas, articuladores e gestores que atuaram no processo de elaboração, tramitação e mobilização da lei.

Para ministrar as aulas, estão confirmados Célio Turino (historiador e gestor cultural), Jandira Feghali (deputada federal e relatora da Lei Aldir Blanc), Ana Clarissa Fernandes (analista de Cultura da Confederação Nacional de Municípios), Alexandre Santini (gestor cultural e membro da Escola de Políticas Culturais), Silvana Meireles (secretária executiva de Cultura de Pernambuco), Luisa Cela (secretária executiva de Cultura do Ceará) e Márcio Caires (ex-presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura e membro da Escola de Políticas Culturais).

Vagas limitadas

As 200 vagas serão ocupadas por pessoas selecionadas por uma comissão, que avaliará as informações prestadas no formulário de inscrição, como atividade profissional, capacidade de multiplicação dos conteúdos e as motivações do interessado. O período de inscrição vai de 16 a 24 de julho e os selecionados serão comunicados entre os dias 29 a 31 deste mês.

Para esta quinta, data em que se inicia o processo de inscrição, está programada uma live, às 11h, onde serão debatidas algumas questões abordadas no curso. Participam do encontro gestores do Sesc RJ, Senac RJ, Escola de Políticas Culturais e uma ministrante. A transmissão será pelos canais do YouTube das instituições. Mais informações podem ser obtidas em www.sescrio.org.br.

Você pode gostar
Comentários