Deputados estaduais integrantes da Comissão de Transportes da Alerj durante fiscalização de trens urbanos do Ramal Santa Cruz-Central - Divulgação
Deputados estaduais integrantes da Comissão de Transportes da Alerj durante fiscalização de trens urbanos do Ramal Santa Cruz-CentralDivulgação
Por O Dia
Rio - Passageiros que usam os trens da Supervia, pediram, na manhã desta terça-feira, durante uma fiscalização de trens urbanos de deputados estaduais integrantes da Comissão de Transportes da Alerj, Waldeck Carneiro, Lucinha e Dionísio Lins, a volta da linha expressa da companhia que sai da estação de Santa Cruz e para somente em Deodoro, Madureira, Engenho de Dentro, Maracanã, São Cristóvão e Central (estação final). 
Além disso, os passageiros reclamaram da superlotação nos carros, em meio à pandemia do novo coronavírus. 
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"O passageiro não pode demorar quase duas horas para chegar ao trabalho parando em 34 estações, sendo que, com o expresso, que foi suprimido, a viagem dura pouco mais de uma hora", observou Waldeck.
No dia 8 de junho, Vitor Almeida e Danilo Firmino, criadores das páginas no Facebook 'Suburbano da Depressão' e 'Fala Subúrbio', pediram, na 13° Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), providências contra a integração do ramal Deodoro ao ramal Santa Cruz.
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"Esta medida, anunciada pela SuperVia neste fim de semana, e vigente já neste segunda-feira, é nitidamente uma redução do serviço prestado pela concessionária. E pior: no atual contexto da pandemia, vai colocar mais em risco milhares de cariocas e fluminenses! Não ao fim do Ramal Deodoro e do Expresso Santa Cruz", cita Danilo em uma publicação da página. 
"Queremos entender como isso pode trazer benefícios pros trabalhadores e pras trabalhadoras que dependem diariamente dos trens para ir pro trabalho e voltar pra casa", finalizou.
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Ainda de acordo com Waldeck, a luta é pela volta do modal expresso dos trens urbanos, pelo menos nos horários de pico.
"Foi uma agenda importante, os usuários reconheceram que havia um esforço de nossa parte em monitorar e acompanhar de perto os problemas cotidianos que eles enfrentam no transporte ferroviário e de buscar melhorias. Agora, a expectativa é que a gente possa, em diálogo com a Supervia, e com mediação da Agetransp, conseguir que haja o retorno da linha expressa", concluiu o deputado.
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No dia 08 de junho, a concessionária extinguiu os serviços do ramal Deodoro, o que fez com que o trem expresso de Santa Cruz passasse a ser parador. Com isso, o trajeto passou a levar mais de 1h e 40 minutos. "O passageiro precisa passar por 34 estações antes de chegar no ponto final. É um absurdo! Queremos o retorno do serviço expresso no ramal Santa Cruz", frisou Lucinha. 
Na audiência do dia 02, o presidente da Supervia, Antonio Carlos Sanches, afirmou que de março a junho a empresa teve uma queda nas receitas de 65%, o equivalente a R$ 105 milhões. Esta perda teria resultado, entre outros problemas, na junção dos ramais de trens de Deodoro e de Santa Cruz, no início de junho. Presidente da Agetransp, Murilo Leal afirmou que a equipe da agência reguladora monitora intervalos, tempo de viagem e quantidade de passageiros. "Será feita uma nova avaliação com a Câmara Técnica da agência, a Supervia e a Comissão de Transportes da Alerj”, finalizou.
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Em noa,a Supervia disse que "vem monitorando com rigor o novo modelo operacional desde o seu primeiro dia e é importante destacar que os dados foram obtidos e analisados de acordo com a metodologia de cálculo definida e fiscalizada pela Agetransp". Confira a íntegra:
"Nessa quinta semana (6 a 10 de julho) de interligação, as maiores taxas de ocupação verificadas foram de 42% nos ramais Japeri e Santa Cruz, ou seja, a taxa de ocupação média segue abaixo do patamar máximo de 50% estabelecido pelo Decreto Estadual 46.973/20.

Também estão mantidos os ganhos de tempo das viagens. Os ganhos mais significativos ocorreram no pico vespertino, quando o ramal Japeri passou a ser 11 minutos mais rápido do que antes das restrições para combate ao novo coronavírus, e os trens paradores do ramal Santa Cruz foram 4 minutos mais rápidos que os trens expressos que faziam o percurso no modelo operacional anterior.

Importante lembrar que esse novo planejamento operacional está garantindo 522 mil lugares a mais por dia nas composições (em dias úteis), o que corresponde a um aumento de 60% em relação à grade anterior. Desses, 236 mil lugares foram adicionados nos horários de pico matutino e vespertino. Também foram incluídas partidas de estações estratégicas dos ramais Japeri e Santa Cruz."