Pesquisa testará 12 mil pessoas em 25 diferentes áreas do Rio - Ricardo Cassiano
Pesquisa testará 12 mil pessoas em 25 diferentes áreas do RioRicardo Cassiano
Por O Dia

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceira com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realiza pesquisa para avaliar a imunização da população fluminense contra o novo coronavírus e a evolução da doença no estado. Entre 28 de junho e 12 de setembro, as equipes vão testar 12 mil pessoas em 25 unidades de saúde distribuídas pelo estado, e o resultado vai nortear a tomada de decisões nas regiões. O primeiro resultado preliminar vai sair em meados da semana que vem.

Para mapear a população, o grupo de estudo selecionou um amostra aleatória de voluntários, proporcional ao tamanho da população de cada região de saúde - Baía da Ilha Grande, Baixada Litorânea, Centro Sul, Médio Paraíba, Região Metropolitana I e II, Noroeste, Norte e Serrana. Esse grupo será submetido aos exames de RT-PCR, teste rápido e teste sorológico, e deve responder a um formulário com informações básicas como idade, gênero e classe social. O especialista informa que o resultado seria importante, também, para se dedicar às áreas com alta transmissão e mapear quais profissionais estão sendo mais afetados.

Os pesquisadores procuram descobrir em quais localidades há maior transmissão, tanto em sintomáticos quando em assintomáticos, além de avaliar a imunidade da população e traçar o perfil das pessoas contaminadas. "Vamos conseguir ter noção de lugares com alta e baixa transmissão, em pouco tempo. Também queremos ajudar os gestores locais na tomada de decisão, como flexibilizar ou apertar medidas de isolamento social, conscientizar a população sobre os sintomas da doença e avaliar abertura de novos leitos", explica Alexandre Chieppe, médico da SES.

Você pode gostar
Comentários