Viviane Japiassu é professora e orientadora do projeto da UVA - DIVULGAÇÃO
Viviane Japiassu é professora e orientadora do projeto da UVADIVULGAÇÃO
Por O Dia

Já imaginou um rolê pelas lagoas da Zona Oeste, mas sem sair de casa? Agora isso já é possível! O projeto Águas Lagunares Cariocas, desenvolvido pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), está promovendo tours virtuais pelos ecossistemas lagunares da cidade do Rio de Janeiro. Com realidade virtual aumentada e narração, os visitantes aprendem sobre a fauna e a flora nativas das regiões e os impactos socioambientais que as lagoas vêm sofrendo.

Criado pela turma de Limnologia Básica, a iniciativa serviu como atividade avaliativa dos alunos, que se dividiram em grupos para pesquisar, organizar e divulgar os pontos lagunares. Estão disponíveis para tours em realidade virtual as lagoas da Tijuca, Jacarepaguá, Marapendi e Rodrigo de Freitas.

A professora e orientadora do projeto, Viviane Japiassu, explica que, após definir os critérios da atividade, os universitários ganharam autonomia para realizar a pesquisa e coleta de informações para montar o projeto. Todo o trabalho foi feito através de recursos gratuitos do Google. "A facilidade na criação dos tours com as ferramentas online já disponíveis gerou uma oportunidade de tornar os alunos atores de um trabalho voltado para conscientização da sociedade sobre a relação entre as lagunas e o ecossistema", destaca a docente.

Para Fernando Cardoso, aluno do 9º período de Engenharia Ambiental, a proposta do trabalho foi inovadora por contemplar o turismo de áreas que possuem valor ambiental de forma atrativa. "O nosso foco era criar um tour com um aspecto turístico para os demais visitantes, acessível e adaptado para realidade virtual. Além de conter as informações que estudamos durante o semestre", ressalta.

A aluna do 8º período do curso Jaqueline Lobo afirma que o projeto despertou interesse em conhecer mais profundamente o papel das lagunas na Engenharia Ambiental. "Nós mergulhamos em vários aspectos relacionados às lagoas e pudemos entender melhor os impactos que as afetam diretamente, entre outros fatores tão enriquecedores que na correria do dia a dia acabam passando despercebidos", explica a jovem.

Para realizar os tours virtuais, acesse https://sites.google.com/view/aguaslagunarescariocas

Você pode gostar
Comentários