O governador Wilson Witzel participa da solenidade de extensão do Lagoa Presente para Jardim Botânico e Gávea - Rogério Santana/ Divulgação / Governo do Rio
O governador Wilson Witzel participa da solenidade de extensão do Lagoa Presente para Jardim Botânico e GáveaRogério Santana/ Divulgação / Governo do Rio
Por O Dia
Rio - O governador Wilson Witzel participou, nesta quinta-feira, da cerimônia de ampliação da Operação Lagoa Presente para os bairros do Jardim Botânico e da Gávea, na Zona Sul. O reforço do policiamento comunitário na região vai ocorrer diariamente, das 8h às 20h.
A inauguração, restrita a poucos participantes por conta das medidas de isolamento social ainda vigentes, ocorreu na Lagoa Rodrigo de Freitas, nas proximidades do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). Os agentes vão circular a pé, de viaturas e de bicicletas para garantir a segurança dos moradores.

"Quero agradecer aos bravos militares que têm ajudado o programa. Estamos iniciando uma operação de reforço nos bairros do Jardim Botânico e da Gávea, que é uma extensão do Programa Lagoa Presente. A meta é aumentar a sensação de segurança e ajudar a reduzir os índices de criminalidade nestes bairros da Zona Sul", disse Witzel.

O Segurança Presente atua em 29 bairros do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Segundo a Operação Lagoa Presente, de janeiro de 2019 a 14 de julho deste ano, cerca de 40 pessoas foram conduzidas à delegacia, sete mandados de prisão foram cumpridos e 62 atendimentos sociais foram realizados. Desde a inauguração da operação, em 2015, mais de 880 pessoas foram conduzidas à delegacia, cerca de 65 mandados de prisão foram cumpridos e mais de 760 atendimentos sociais foram realizados.

Responsável pelo programa, o secretário da Casa Civil, Cleiton Rodrigues, destacou a parceria com as associações de moradores dos bairros atendidos.

"A ampliação da Operação Segurança Presente para a Gávea e o Jardim Botânico é uma demanda dos moradores desses bairros. Isso comprova a confiança que as pessoas têm no nosso programa, que se destaca pelo policiamento comunitário e os atendimentos sociais", frisou.