Bilheteria para os bondinhos do Pão de Açúcar permaneceu fechada, ontem, por decisão conjunta de empresas que administram pontos turísticos na cidade - Estefan Radovicz
Bilheteria para os bondinhos do Pão de Açúcar permaneceu fechada, ontem, por decisão conjunta de empresas que administram pontos turísticos na cidadeEstefan Radovicz
Por Rachel Siston*
Mesmo com a liberação da prefeitura para visita, os principais pontos turísticos do Rio ainda não vão retomar as atividades. Em uma decisão tomada em conjunto, Parque Bondinho Pão de Açúcar, Trem do Corcovado, Paineiras Corcovado, AquaRio e a roda-gigante Rio Star decidiram voltar a abrir somente na segunda quinzena de agosto. As atrações vão realizar um recomeço unificado, para garantir o bem-estar e preservar a saúde dos visitantes e funcionários. Enquanto não reabrem, os equipamentos turísticos se adequam as regras estabelecidas pela prefeitura para oferecer as atividades, respeitando as medidas de higiene e proteção.

Uma campanha que prevê descontos de até 50% no valor dos bilhetes também está sendo elaborada. Ontem, após a liberação da prefeitura, grupos se reuniram nas quadras das praias para partidas de esportes como vôlei e futevôlei. Apesar da autorização, os jogos não podem acontecer aos fins de semana e feriados. A permanência de banhistas na areia continua proibida todos os dias e no mar só está autorizada a prática de esportes individuais.

A CET-Rio liberou o estacionamento na orla todos os dias. Assim, os veículos não podem mais estacionar com comprovante de residência nos locais do Rio Rotativo e apenas os que tiverem o Cartão Morador terão isenção no pagamento. Os cariocas que procuram opções de lazer nesse fim de semana, podem optar pelas Feiras Especiais de Arte, que voltaram no último domingo. Hoje, das 9h às 15h, há feira na Praça Saens Peña, na Tijuca, e das 11h às 17h, na Praça do Lido, entre Copacabana e o Leme, que também funcionará amanhã, no mesmo horário.

As barracas devem colocar banners explicativos e disponibilizar álcool em gel 70% aos clientes. O quantitativo de expositores deve respeitar um terço da totalidade dos equipamentos. Hoje e amanhã, a partir das 12h e até as 22h, a Feira de São Cristóvão também recebe o público, mas os shows e apresentações continuam proibidos.

Os parques da cidade também estão abertos. A entrada só é permitida com uso de máscara, porte e uso de álcool em gel e é preciso respeitar o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Acesso a mirantes, cachoeiras, lagos e áreas compartilhadas que podem causar aglomerações está proibido. Para visitar o Jardim Botânico, é preciso agendar pela internet. A Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão; e o Campo de Santana, no Centro, estão com apenas um portão aberto cada e funcionando entre 7h e 17h. O Parque Madureira e as Vilas Olímpicas continuam fechados, enquanto se adequam as regras de ouro da prefeitura.

Até as 23h, bares, cafés, lanchonetes e restaurantes podem receber clientes, obedecendo a ocupação de 50% das mesas, que devem ter dois metros de distância entre elas. Música ao vivo e sistema self-service não foram liberados. O uso de máscaras é obrigatório e só podem ser retiradas no momento da refeição. Os shoppings também funcionam aos fins de semana, das 12h às 22h, bem como as praças de alimentação, que devem respeitar as mesmas regras dos bares.
* Estagiária sob supervisão de Gustavo Ribeiro
Revitalização da orla da Lagoa
Publicidade
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente inaugurou, ontem, o novo cais flutuante do Parque dos Pedalinhos, revitalizado. A obra faz parte do programa de recuperação ambiental da orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, que vai contar com reformas e criação de canteiros. Depois de restaurada, a estrutura ganhou 160 novos flutuadores e um piso de madeira novo e impermeabilizado.
No entorno de sete deques da Lagoa, que vão passar pelas obras do programa, serão plantadas espécies de restinga para revitalizar a cobertura vegetal original e atrair de volta a fauna.
Publicidade
"A revitalização desses deques está sendo feita sem recurso público, mas com contrapartidas de empresas. É uma obra que enriquece esse cartão-postal", declarou o prefeito Marcelo Crivella.
Você pode gostar
Comentários