Manifestação dos profissionais de saúde do hospital de campanha do Maracanã  - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Manifestação dos profissionais de saúde do hospital de campanha do Maracanã Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - O governador Wilson Witzel, e a Secretaria de Saúde do Rio podem ser multados em R$ 2 mil, por hora, caso descumpram a determinação do Tribunal de Justiça do Rio e fechem o hospital de campanha do Maracanã, na Zona Norte da cidade. O esvaziamento da unidade foi anunciado na sexta-feira (17) e a retirada concluída, mesmo com a decisão judicial que determinou a permanência dos pacientes na unidade.
O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro foram à Justiça para impedir o esvaziamento dos hospitais. Segundo os órgãos, o governo do estado estava desrespeitando decisões anteriores que determinavam o funcionamento dos hospitais e colocando em risco grave e irreversível a vida dos pacientes.
Publicidade
A juíza Aline Maria Gomes Massoni da Costa, da 14ª Vara da Fazenda Pública do Rio, determinou que a admissão de novos pacientes nos hospitais não fosse suspensa e decidiu que os que já estavam na unidade e ainda não haviam sido transferidos deveriam ser mantidos.
Na noite de quinta-feira (17) e no início da tarde de sexta-feira (18) a Secretaria Estadual de Saúde informou que ainda não havia sido notificada da decisão judicial e prosseguiu com as transferências. No sábado, a secretaria informou que ainda havia um paciente em cada um dos hospitais de campanha. Cerca de uma hora depois, a secretaria afirmou que o último paciente internado no Maracanã foi transferido para o Hospital Universitário Pedro Ernesto.
Publicidade
Apesar do esvaziamento, a secretaria nega que esteja fechando os hospitais de campanha. Na quinta-feira (16), o órgão disse que a Fundação Saúde, que é estadual, irá ceder profissionais para atuarem nas unidades. Na tarde de sexta, a secretaria reforçou que as unidades continuarão abertas e em condições de receber novos pacientes, caso seja necessário.  Neste domingo, o governo do estado informou que já foi notificado. Sobre um possível recurso acrescentou que a decisão ainda está sendo avaliada e só será anunciada nos próximos dias.