No último sábado, campanha aconteceu na Praça Saens Pena seguindo as regras de prevenção - Divulgação
No último sábado, campanha aconteceu na Praça Saens Pena seguindo as regras de prevençãoDivulgação
Por Maria Clara Matturo*
Após grupos ligados à proteção de animais promoverem uma movimentação nas redes sociais, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, liberou a retomada das feiras de adoção, a partir de hoje. Mesmo com a autorização da Subprefeitura e da Fundação Parque e Jardins, órgãos responsáveis pela administração de eventos nas praças, as feiras estavam proibidas pela Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem).

"Na semana passada, eu fiz uma campanha na praça Saens Pena, autorizada pelo superintendente da Tijuca Hugo Leão. Essa semana, quando pedi a autorização de costume pelo Carioca Digital, tive meu pedido indeferido pela Subem. Se a Subprefeitura e a Fundação Parque e Jardins já tinham liberado, qual era o problema? A feira de adoção não entra em nenhum dos decretos, então por que um órgão ligado ao cuidado dos animais iria proibir?", questionou a veterinária e defensora dos animais Andrea Lambert.

Depois de não conseguir a permissão para realizar as campanhas de adoção, Andrea e outros cuidadores começaram a se posicionar nas redes sociais e chegaram até a marcar uma manifestação, que aconteceria na manhã deste sábado. Porém, logo cedo os organizadores foram surpreendidos com um vídeo do prefeito Marcelo Crivella, divulgado na rede social da Subem, autorizando o retorno das feiras. No vídeo, Crivella explica a decisão: "Por conta da pandemia tivemos um aumento do número de animais abandonados nas ruas, por isso vamos retomar a liberação das feiras, seguindo as regras de distanciamento".

Para quem quer adotar um animalzinho

Quem está procurando um amigo animal para chamar de seu, pode comparecer na Praça Saens Pena às sextas e sábados, de 10h às 17h; e aos domingos, no mesmo horário, na Praça Afonso Pena. Aqueles que preferirem continuar em casa, podem escolher um bichinho através de uma das lives promovidas pela Subem. A próxima vai acontecer no dia 15 de agosto, às 10h na página https://web.facebook.com/subemoficial/.
*Estagiária sob supervisão de Bete Nogueira