Prefeitura do Rio interdita clínica de estética em Vila Isabel por falta de licença sanitária
 - Divulgação
Prefeitura do Rio interdita clínica de estética em Vila Isabel por falta de licença sanitária Divulgação
Por O Dia
Rio - A Vigilância Sanitária esteve, na tarde desta quinta-feira, 30, na clínica de estética da Rua Hipólito da Costa, 171, em Vila Isabel, onde a MC Atrevida se submeteu a uma hidrolipo e faleceu no último dia 27.

Galeria de Fotos

MC Atrevida morreu após passar por procedimento cirúrgico em clínica de estética Reprodução Internet
MC Atrevida fez lipoescultura Reprodução DA Internet
Fernanda Rodrigues, a MC Atrevida, morreu após passar por procedimento em clínica de estética na Zona Norte do Rio Reprodução Internet
Fernanda Rodrigues, a MC Atrevida, morreu após passar por procedimento em clínica de estética na Zona Norte do Rio Reprodução Internet
MC Atrevida morre após passar por procedimento cirúrgico em clínica de estética em Vila Isabel Reprodução Internet
Publicidade
Na ação realizada pela Prefeitura, que contou com o apoio de policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), fiscais encontraram o estabelecimento fechado, o que impediu a inspeção. Sem a licença sanitária que é uma das exigências para o funcionamento, a clínica acabou interditada pele Vigilância, pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

Além da falta de licença sanitária, a Vigilância informou que o estabelecimento que usa o nome de Rainha das Plásticas não tem permissão para serviços de internação. Segundo a Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano da Secretaria Municipal de Fazenda, o alvará de funcionamento ativo é específico para clínica e assistência médica.
Entenda o caso
Publicidade
A funkeira Fernanda Rodrigues, de 44 anos, conhecida como MC Atrevida, morreu, na última segunda-feira, depois de fazer uma cirurgia de lipoescultura em uma clínica em Vila Isabel, na Zona Norte. No dia 16 de julho, ela realizou o procedimento estético para retirar gordura das costas e colocar nos glúteos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda deu entrada na emergência do complexo hospitalar Evandro Freire, na Ilha do Governador, Zona Norte, no domingo passado, com fortes dores. No declaração de óbito, a causa da morte consta como septicemia (infecção generalizada) e infecção cutânea.

Em nota, a pasta também que a paciente foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave, "mas morreu no dia seguinte e seu corpo foi encaminhado para o IML, que tem a responsabilidade de determinar o que causou o óbito'.
“A clínica não tem preparação nenhuma para fazer uma cirurgia, não tem balão de oxigênio e nem CTI. Após a morte da Fernanda, outras famílias apareceram dizendo que parentes morreram após procedimentos nessa clínica, mas ficaram com medo de denunciar por causa de ameaças”, disse a jornalista Luciana Picorelli, amiga de Fernanda.
Publicidade
De acordo com Luciana, o advogado da família iria entrar ontem com pedido de prisão preventiva contra a dona da clínica, Wania Tavares, que se intitula como “Rainha das Plásticas”. Procurada, Wania não se pronunciou até o fechamento desta edição.
Em uma live publicada no Instagram, a "Rainha das Plásticas" disse que está com a "consciência tranquila". "Como vai sair na TV, eu já vou explanando porque vocês têm o direito de já saber. Eu estou com a minha consciência supertranquila quanto ao procedimento, que foi feito corretamente", esclareceu.
Publicidade
Investigação
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) esclareceu, em nota, que irá apurar os fatos em questão, por meio de sindicância. "Este procedimento é sigiloso, seguindo as normas do Código de Processo Ético Profissional".
Publicidade
Em nota, a Polícia Civil afirmou que de acordo com a 37ª DP (Ilha do Governador), as investigações estão em andamento. Familiares estão sendo intimados a depor e os agentes realizam diligências para apurar a causa da morte. O caso foi encaminhado à 20ª DP (Vila Isabel), delegacia responsável pela área da clínica em que a cirurgia aconteceu.