Superlotação no BRT têm sido uma constante, colocando em risco a saúde dos passageiros, expostos ao novo coronavírusEstefan Radovicz
Por Maria Clara Matturo*
Publicado 07/07/2020 00:00

Veículos sempre lotados, passageiros sem máscaras, estações malcuidadas e horas de espera. É a realidade que os usuários do BRT têm enfrentado diariamente durante a pandemia do novo coronavírus. Apesar do decreto estabelecido pela Prefeitura do Rio, determinando a capacidade de dois passageiros por metro quadrado e o uso obrigatório de máscaras, O DIA flagrou um cenário diferente nos ônibus e estações da linha.

"De que adianta mantermos a distância nas filas se, dentro dos ônibus, o que predomina é a superlotação? Por que, ao invés de ficar mandando as pessoas manterem a distância, eles não colocam mais ônibus e diminuem o tempo de espera dos passageiros? Quem sabe, a partir daí conseguiremos, manter o distanciamento, pois dessa forma está difícil", desabafou uma usuária nas redes sociais do consórcio, que tem diversas reclamações de internautas.

Uma outra usuária denunciou ainda a negligência da fiscalização. "Peguei o parador em direção ao Jardim Oceânico, na última semana, no terminal Alvorada, e o ônibus saiu lotado, enquanto tinham três agentes da prefeitura mexendo no celular. Ninguém respeita nada e quem deveria estar lá pra administrar as coisas, está apenas cumprindo horário", reclamou ela, que pediu anonimato.

Em nota, o BRT Rio afirmou que o cumprimento do decreto municipal passa pela conscientização dos usuários e pela fiscalização dos agentes públicos com poder de polícia e reforçou que "vem trabalhando desde o início das medidas restritivas com 100% de sua frota operante, com reforço de articulados nos horários de pico, de forma a atender a demanda de passageiros durante a pandemia", informou.

Fiscalização segue reforçada
Publicidade
A Secretaria Municipal de Transporte (SMTR), responsável por supervisionar o sistema na cidade, afirmou que "está atenta aos serviços prestados e tem empenhado esforços para que o BRT Rio, que já foi notificado, amplie sua frota efetiva em circulação, de forma a se adequar e acompanhar o incremento gradativo da demanda em função das fases definidas no plano de retomada".
A SMTR também determinou que os operadores disponham de marcações no piso dos ônibus, BRTs e convencionais, para indicar a posição que cada passageiro deve ocupar ao viajar em pé, respeitando o distanciamento. O prazo de adequação expira na próxima quarta-feira.
Publicidade
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a SMTR aplicou 2.604 multas ao BRT, principalmente por lotação, inoperância de linhas e circulação com frota inferior ao permitido. "A fiscalização está reforçada", informou a SMTR.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias