Professor Diego Aguiar e alunas do projeto de extensão Ciência em Minutos, da Uezo Reprodução/Instagram
Por Danillo Pedrosa
Publicado 14/07/2020 00:00

Entender a linguagem científica pode ser uma trabalho árduo até mesmo para quem já está acostumado, sejam estudantes ou apenas curiosos. É por isso que o professor Diego Aguiar, da faculdade de Farmácia da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), decidiu criar o Ciência em Minutos, um projeto de extensão que torna artigos científicos mais compreensíveis para universitários e quem mais estiver interessado.

O Ciência em Minutos (instagram @cienciaemminutos) é um blog comandado pelo professor Diego Aguiar, com participação de alunos de graduação, que cria conteúdo a partir de artigos científicos de grande relevância para a sociedade. Recentemente, por exemplo, uma publicação fala sobre o estudo do potencial terapêutico das células-tronco mesenquimais, presentes nas regiões perivasculares (em volta dos vasos sanguíneos) de todos os adultos.

Tudo começou porque ele queria que sua família e amigos entendessem o seu trabalho, mas nem sempre é tão fácil de explicar. Foi aí que surgiu a ideia do projeto, que tem por objetivo "promover a Ciência de uma maneira simples e rápida de ser entendida".

"Os alunos se juntam em dupla e fazem a leitura de um artigo complexo. Aí eles elaboram um texto com até 300 caracteres, com uma figura simples que possa explicar o artigo. A gente não só divulga a ciência, mas também tentamos ensinar as artimanhas para ler rápido e com facilidade esse artigo, além de escrever pequenas matérias para o público ler", explica Diego, que leciona as disciplinas de Anatomia, Embriologia, Biofísica e Biologia Celular.

Lives durante a pandemia

Muitos alunos já estão sentindo falta da rotina de estudos e do trabalho do professor. Por isso, Diego tem feito algumas lives no Instagram para ajudá-los. O foco, por enquanto, tem sido o mercado de trabalho e carreira. Hoje, o debate será sobre verdade e pós-verdade, com o professor Anderson Silva, formado em História e doutor em Ciências Sociais pela Uerj, às 19h.

Não precisa ser difícil de entender
Publicidade
Moradora de Guaratiba e estudante de Farmácia, Fabíola Duarte, de 44 anos, é uma das alunas que participa ativamente do Ciência em Minutos para entender melhor os complexos artigos científicos da universidade. Hoje, ela faz parte do projeto de extensão para ajudar os discentes e também estudar outras matérias. 
"Quando iniciei a graduação e me deparai com a enxurrada de artigos científicos que precisava ler, percebi que não seria uma leitura fácil. Os termos técnicos, o formato e as dezenas de imagens ainda eram um ambiente novo para mim. Então, conheci o Ciência em Minutos com essa proposta de divulgação científica de forma clara e objetiva e com linguagem para todos os públicos", conta Fabíola, que teve o primeiro contato com o projeto em uma das aulas de Diego, que inovam no método de avaliação - aprovado pela aluna.
Publicidade
"Meu primeiro contato com o projeto foi através das disciplinas do professor Diego, que utiliza essa ferramenta como uma das formas de avaliação de desempenho para o aluno e com o objetivo de nos manter familiarizados com o mundo cientifico. Acho inovadora esta forma de avaliação, porque desperta na gente uma visão fora do quadrado", garante Fabíola.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias