Entender a linguagem científica pode ser uma trabalho árduo até mesmo para quem já está acostumado, sejam estudantes ou apenas curiosos. É por isso que o professor Diego Aguiar, da faculdade de Farmácia da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), decidiu criar o Ciência em Minutos, um projeto de extensão que torna artigos científicos mais compreensíveis para universitários e quem mais estiver interessado.
O Ciência em Minutos (instagram @cienciaemminutos) é um blog comandado pelo professor Diego Aguiar, com participação de alunos de graduação, que cria conteúdo a partir de artigos científicos de grande relevância para a sociedade. Recentemente, por exemplo, uma publicação fala sobre o estudo do potencial terapêutico das células-tronco mesenquimais, presentes nas regiões perivasculares (em volta dos vasos sanguíneos) de todos os adultos.
Tudo começou porque ele queria que sua família e amigos entendessem o seu trabalho, mas nem sempre é tão fácil de explicar. Foi aí que surgiu a ideia do projeto, que tem por objetivo "promover a Ciência de uma maneira simples e rápida de ser entendida".
"Os alunos se juntam em dupla e fazem a leitura de um artigo complexo. Aí eles elaboram um texto com até 300 caracteres, com uma figura simples que possa explicar o artigo. A gente não só divulga a ciência, mas também tentamos ensinar as artimanhas para ler rápido e com facilidade esse artigo, além de escrever pequenas matérias para o público ler", explica Diego, que leciona as disciplinas de Anatomia, Embriologia, Biofísica e Biologia Celular.
Lives durante a pandemia
Muitos alunos já estão sentindo falta da rotina de estudos e do trabalho do professor. Por isso, Diego tem feito algumas lives no Instagram para ajudá-los. O foco, por enquanto, tem sido o mercado de trabalho e carreira. Hoje, o debate será sobre verdade e pós-verdade, com o professor Anderson Silva, formado em História e doutor em Ciências Sociais pela Uerj, às 19h.
Comentários